por Prefeitura de Pinhais
Em decorrência de problemas cardíacos, o então secretário de Desenvolvimento Econômico do município faleceu na madrugada desta segunda-feira (27)
“A Secretaria de Desenvolvimento Econômico possui profissionais capacitados, uma equipe que não cansa de me surpreender”. Essa frase demonstra uma característica marcante de José de Seixas Zeitel, a valorização do outro. Sendo assim, foi um homem de muitos amigos. Empresário, levou sua experiência para a atuação como secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Pinhais. Um cargo que comandou desde 2009 até a madrugada do dia 27 de julho, segunda-feira, quando faleceu em decorrência de problemas cardíacos. Um triste episódio que deixou Pinhais em luto oficial por três dias.
Formação
José Zeitel era Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Administração Industrial e MBA em Estratégia e Gestão de Negócios, pela Universidade Federal do Paraná. Ao assumir a Semde – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Zeitel utilizou sua bagagem profissional para contribuir com o alavanque econômico de Pinhais, o menor município e a 11ª maior economia do Estado do Paraná.
Escolha certa
A notícia de sua morte pegou todos de surpresa, e aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com ele destacam sua integridade e incansável dedicação a Pinhais. Ao lamentar o ocorrido, o Prefeito do Município, Luizão Goulart, relembrou o convite feito a Zeitel para assumir a pasta. “Uma das prioridades de nosso Plano de Governo era fazer a cidade se desenvolver. Tivemos a felicidade de escolher Zeitel, e ele vinha cumprindo este compromisso com muita competência, pois tinha um olhar de gestor e de empresário”, afirmou Luizão.
O convite
Em entrevista concedida no ano de 2013, Zeitel, na oprtunidade, também relembrou o convite feito por Luizão para compor o quadro do Executivo Municipal, dizendo que uma das motivações para aceitar o pedido foi compartilhar a visão de que o empresariado local necessitava de uma maior atenção. Por ser empresário, José Zeitel conhecia os anseios e as demandas do setor. “Até então, os empresários não tinham onde apresentar suas reivindicações, e nós ampliamos esse diálogo”, recordou,na época, Zeitel.
Grande contribuição
Neste sentido, Zeitel desempenhou grandemente seu papel, e como gestor contribuiu para o salto significativo que Pinhais alcançou, tanto em termos econômicos de desenvolvimento. Na época, Pinhais tinha um total de 3.700 empresas. Atualmente o Município conta com, aproximadamente, 11 mil empresas. Um cenário que impacta no aumento da arrecadação e consequentemente em um maior investimento em infraestrutura, além de impulsionar a oferta de empregos. Isso sem citar os incentivos às empresas, a qualificação profissional, bem como o fomento à agricultura urbana e ao turismo, setores abarcados em sua Secretaria.
Valorização da equipe
Um gestor firme em suas decisões, mas acima de tudo amigo, como descrito por quem o conhecia. Zeitel atribuía o sucesso do trabalho ao seu “time”. “Conto com uma equipe que não cansa de me surpreender, que sempre traz ideias novas e criativas. Meus colaboradores sabem conduzir com muito comprometimento e qualidade suas atribuições”, definiu Zeitel, em 2013.
Do Rio de Janeiro para Pinhais
Natural do Rio de Janeiro, José de Seixas Zeitel veio para o Paraná em 1982 para montar sua empresa. Décadas se passaram, mas ele ainda preservava o típico sotaque carioca.
Divertido, despojado, mas muito centrado em seu trabalho, demonstrava seu preparo e conhecimento em uma simples conversa. Zeitel, que morava com a família em Piraquara, deixa esposa (Stelamaris) e dois filhos (Tarcila e Elias).