O Carnacultural 2024, realizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), no último fim de semana, dias 3 e 4, encantou mais de 45 mil pessoas com uma celebração envolvente com muita música e alegria. O evento contou com diversas atrações, desde desfile de bonecos até shows musicais, consolidando-se como um marco cultural na cidade.
A prefeita Nina Singer expressou sua satisfação com o sucesso do evento, destacando a importância de promover eventos culturais para a comunidade.
“O Carnacultural 2024 foi um sucesso graças à participação massiva da comunidade. É fundamental promover a cultura, pois ela fortalece os laços sociais, resgata nossa identidade e gera um impacto positivo na qualidade de vida, além de ser um incentivo para a economia, gerando várias oportunidades de emprego e movimentando o comércio local”, enfatizou.
Atitude 67, Jeito a Mais e Desfile de Bonecos agitaram o sábado
No sábado, dia 3, o Carnacultural iniciou com a animada apresentação da banda Jeito a Mais, que contagiou o público com seu pagode envolvente. O desfile de bonecos, representando o tema “Mulheres Influentes do Mundo”, percorreu as ruas, destacando a presença feminina em diversas áreas da sociedade, como nas artes, medicina, aviação, astronomia, entre outras. Os bloquinhos acompanharam o trio elétrico, liderado pela dupla Marjorie e Mel, animando o percurso até o local dos shows.
A noite do dia 3 terminou com a tão aguardada apresentação da banda Atitude 67, que subiu ao palco e brindou o público com seus maiores sucessos, como “Cerveja de Garrafa”, “Sonho” e “Saideira”. A energia contagiante da banda fechou o sábado com chave de ouro, deixando uma marca inesquecível no Carnacultural 2024.
Muita alegria com É o Tchan!
Até mesmo a chuva torrencial da tarde de domingo, dia 04, deu uma pausa para realização das atividades programadas. A Banda do Xaropinho animou a criançada, enquanto a Semuc promoveu Camarim de Pintura Artística na Praça de Alimentação do evento. Em seguida, foi a vez da banda Casa Cantante subir ao palco e apresentar diversos sucessos para o público.
Os humoristas Gui Santana e Rodrigo Cáceres, com imitações divertidas dos apresentadores Ratinho e Faustão, respectivamente, conduziram o concurso de fantasias infantis, proporcionando momentos de diversão para os pequenos.
A noite do dia 4 atingiu seu ápice com o grupo É o Tchan!, que celebrou seus 30 anos de carreira com um espetáculo envolvente. Beto Jamaica, com seu carisma único, interagiu com o público, levando todos a dançarem ao som de sucessos como “Segura o Tchan”, “Bambolê” e “Dança da Cordinha”.
Mesmo com a ausência de Cumpadi Washington, que não pode comparecer no evento por conta de uma cirurgia de apêndice, o grupo animou calorosamente os presentes, com muita dança e entretenimento, deixando um gostinho de quero mais no público e reforçando a importância da cultura como elemento vital para a comunidade, consolidando o Carnacultural como um evento de destaque no calendário cultural de São José dos Pinhais.