Projeto Vizinho Solidário pode ser estendido para outros bairros de Pinhais

Projeto Vizinho Solidário pode ser estendido para outros bairros de Pinhais

por Noelcir Bello

DSC_7967

 

O LIONS Club Pinhais, a Polícia Militar de Pinhais e o movimento Vizinho Solidário firmaram um acordo para desenvolver juntos este projeto por toda Pinhais. A expansão se dará através dos sócios do LIONS, que irão levar a ideia aos seus vizinhos em cada um dos bairros do município.

Trata-se de uma ideia de proteção mútua entre os vizinhos, onde todos ajudam a combater a criminalidade através da utilização da ferramenta conhecida como Whatsapp Solidário. Ao aderir ao grupo, o morador fornece seu número de telefone que tenha acesso ao aplicativo e automaticamente já está apto para debater as questões de segurança do seu bairro.

Sempre que houver algo estranho, fora da normalidade do movimento diário da região, todos os integrantes do grupo passam a monitorar a situação e divulgam as informações no grupo do Whatsapp Solidário.

Ao se cadastrar neste projeto, o morador solicita uma placa com a descrição Vizinho Solidário, na cor vermelha, onde consta os números de telefones da Policia Militar 190,Guarda Municipal  153 e disque denúncia 181.

Capitão Mendes destaca a harmonia na segurança pública em Pinhais

O Comandante do policiamento militar de Pinhais, Capitão Mendes, também esteve presente no encontro e reiterou a importância do projeto. “A ideia motiva as pessoas a auxiliarem a Policia no combate ao crime, permitindo a participação efetiva da população na sua segurança e de seu bairro. Hoje, a harmonia existente no trabalho da Prefeitura, da Policia Militar, da Policia Civil, da Guarda Municipal e, agora, do projeto Vizinho Solidário vai de encontro ao tema central, que é a segurança de todos”, afirmou o Comandante.

O Capitão lembrou ainda da importância efetiva da comunidade nesta questão, pois, com frequência, a PM tem recebido apoio para manter  todas as viaturas nas ruas, em boas condições de trabalho.De acordo com Mendes, a troca de óleo das viaturas, por exemplo, é mantida por empresas parceiras e a manutenção é feita por alguns membros da comunidade.

Vizinho Solidário diminui a criminalidade

O coordenador do projeto em Pinhais, Arnaldo Oliveira, o aumento da criminalidade está ligado a falta de uma relação mais profunda entre os vizinhos, o que facilita, e muito, a ação dos criminosos.

Arnaldo citou como exemplo o seu trabalho no bairro Pineville, onde já passam de 600 casas devidamente cadastradas, e que esta ação conjunta acabou diminuindo em cerca de 85% os crimes contra os moradores e comerciantes do bairro e da região.

Informações

Para quem se interessar em colaborar para a expansão do projeto, pode acessar o Facebook: vizinho solidario boa esperança Pineville Pinhais – Pr ou pelo e-mail: arnaldo.oli@terra.com.br. Telefones: (41) 9853.5433 – (41) 8408.0089, Arnaldo Oliveira, e (41) 9696.1758, Bello.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress