Contrato com o BNDES para estudo de VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena é assinado pela prefeita Nina Singer

Contrato com o BNDES para estudo de VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena é assinado pela prefeita Nina Singer

VLT entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena
O investimento previsto para a obra é significativo, atingindo a marca de R$ 2,5 bilhões

Em um marco para o desenvolvimento da mobilidade urbana em São José dos Pinhais, a prefeita Nina Singer participou, na última quinta-feira (25), da assinatura do contrato com o BNDES que sinaliza um futuro mais conectado e eficiente para a cidade. O documento, firmado em parceria entre a Prefeitura de São José dos Pinhais, a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado do Paraná, marca o início de estudos para a implantação de um moderno sistema de transporte público coletivo sobre trilhos na região.

O contrato assinado na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de São José dos Pinhais (IPPUC), estabelece a elaboração de estudos para a concessão e instalação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena. O investimento previsto para a obra é significativo, atingindo a marca de R$ 2,5 bilhões, com previsão de execução em dois anos após o lançamento oficial da concessão, agendado para julho de 2025.

Para a prefeita Nina Singer, a assinatura do contrato representa um passo importante para o futuro da mobilidade em São José dos Pinhais. “Curitiba já é referência na qualidade do transporte e agora com o VLT, junto com São José dos Pinhais, vai melhorar ainda mais o atendimento e a disponibilidade de transporte ágil e de qualidade à população de toda a RMC. Esse projeto substituirá o corredor BRT do Eixo da Avenida das Américas, em nosso município, expandirá os serviços até o Aeroporto Afonso Pena, e ao norte, interligado a nossa capital conforme os estudos definirão”, destacou.

Os estudos técnicos, programados para iniciar em março e se estenderem até maio de 2025, fornecerão informações sobre custos, tarifas e investimentos necessários para a obra. Caso aprovado, o projeto contemplará um percurso de 22,8 km de VLT entre os dois municípios, atendendo uma capacidade diária de até 160 mil passageiros do transporte metropolitano. O trajeto incluirá 27 paradas, quatro em terminais de integração, e passará por 23 estações de embarque e desembarque.

Parte significativa do percurso será em superfície, com a possibilidade de um trecho elevado entre o Terminal Central de São José dos Pinhais e o Aeroporto Afonso Pena. Há também a consideração de uma implantação parcial subterrânea no Centro Cívico, em Curitiba, devido ao nível de tráfego e ao impacto na paisagem urbana.

“A constituição desse contrato para viabilidade técnica, econômica e ambiental do eixo VLT São José dos Pinhais ao Centro Cívico é possível pela credibilidade, responsabilidade e confiança das administrações no transporte metropolitano. Propor uma nova solução, um novo modal do transporte coletivo com o VLT é uma ação inovadora, que vai ao encontro do trabalho de sustentabilidade das cidades e do Estado com um veículo totalmente elétrico, todo um trabalho de requalificação urbana, com menos impacto na área urbana das cidades e um valor possível de viabilidade”, afirmou o prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel.

A proposta ainda prevê a utilização da estrutura das canaletas exclusivas já existentes, estendendo-se por 10,6 km na Avenida Marechal Floriano Peixoto, em Curitiba, e inclui também uma requalificação urbana ao longo do trajeto, proporcionando espaços de convivência, novas calçadas, estruturas cicloviárias, entre outros benefícios.

Inserido no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, o projeto faz parte também do Programa de Mobilidade Sustentável do sistema de transporte público de Curitiba e Região Metropolitana. Gilson Santos, diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), destacou a importância do estudo de viabilidade para garantir segurança jurídica e viabilidade econômica ao novo transporte implantado.

O contrato, assinado na presença de representantes do BNDES, indica o início de uma fase crucial para o projeto, que incluirá uma análise técnico-operacional, ambiental e jurídica para a modelagem adequada e transição eficiente de modal. Com essa assinatura, São José dos Pinhais avança para se tornar um polo de referência em mobilidade urbana, apostando em soluções inovadoras e sustentáveis para o transporte público.

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