Piraquara inaugura primeiro Bosque Sensorial da região no Parque das Águas

Piraquara inaugura primeiro Bosque Sensorial da região no Parque das Águas

bosque sensorial piraquara
A ação faz parte do calendário de festividades do aniversário da cidade

No dia 18 de janeiro, quinta-feira, Piraquara ganhou um novo espaço dentro do Parque das Águas, o Bosque Sensorial Maria Fernanda Ribeiro da Silva. O local é o primeiro bosque da região todo pensado e organizado para atender pessoas com Transtorno do Espectro Austista (TEA).

A ação faz parte do calendário de festividades do aniversário da cidade, Piraquara 134 anos, e reuniu a comunidade em um momento emocionante e histórico para o município.

Na cerimônia de inauguração, os pais da homenageada, Maria Fernanda, destacaram a importância do local para as crianças que vão usufruir e o quanto será enriquecedor no desenvolvimento deles.

O novo espaço conta com um caminho em meio ao bambuzal, espaços para aguçar a imaginação e a curiosidade, além de trabalhar bastante com texturas, cores e sons, estimulando o desenvolvimento e bem-estar. É comprovado que estimular a cognição nas crianças e adultos com autismo traz benefícios para o seu desenvolvimento inclusive para a aprendizagem escolar.

Cada canto do bosque foi idealizado, executado e pensado nos detalhes que causam sensações às pessoas com TEA, sendo também um refúgio e proporcionando calmaria. Vale lembrar que é um equipamento de inclusão, ou seja, todos podem usufruir.

O Bosque Sensorial está localizado dentro do Parque das Águas Jacob Simião e foi idealizado pelos servidores Maria Elza Simão e João Simão, que receberam uma homenagem durante a solenidade.  Ambos participaram de toda concepção e execução com a equipe da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura, utilizando um espaço ocioso dentro do parque e com materiais reaproveitados.

O prefeito Josimar Fróes ressaltou a relevância do local e a preocupação da gestão com inclusão. “É uma alegria imensa abrir o calendário das festividades de aniversário com uma ação de inclusão no município. Nossas crianças, jovens e até adultos com autismo precisam de locais onde se sintam abrigados e abraçados. O Bosque está aqui para isso! Para proporcionar bons momentos de acolhimento e lazer para todos”, completou.

Após a cerimônia, todos entraram no Bosque e puderam conhecer cada detalhe do novo espaço.

Também participaram da ação o vice-prefeito Rivas, a primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Creusa Nogueira Fróes, o secretário de Infraestrutura, Henrique Mulhenhoff, o presidente da Câmara, Valmir Nanico, os vereadores Gilmar Cordeiro e Guanair, o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Prefeitura de Curitiba, Leverci Silveira Filho, o superintendente da Secretaria de Estado das Cidades, Marcio Wosniaki, os familiares da homenageada Maria Fernanda, servidores e comunidade em geral.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress