O Senac PR projeta ofertar mais de 46,2 mil vagas gratuitas ao longo de 2024 em todo o Paraná. No momento, mais de 500 turmas estão abertas, em 41 unidades do estado.
Em Curitiba, a instituição está com quase 800 vagas gratuitas, em cursos nas mais variadas áreas, abrangendo gastronomia, gestão, comércio, saúde, TI e beleza, nas unidades do Centro, Portão e nos Cafés-escola Belvedere, Paço e Jardim Botânico.
As turmas fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que completou 15 anos. Resultado de um acordo celebrado com o Governo Federal no fim de 2008, o programa está em operação no Distrito Federal e em todos os estados brasileiros. No Paraná, o PSG já atendeu a mais de 330 mil pessoas ao longo destes 15 anos, com a aplicação de aproximadamente R$ 1 bilhão em ações educativas.
O diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, salienta a participação das empresas do comércio de bens, serviços e turismo, que subsidiam o PSG através da contribuição compulsória, colaborando, assim, com a inserção social e inclusão produtiva de milhares de paranaenses. “O Senac PR está completando 15 anos de oferta do Programa Senac de Gratuidade, uma contribuição da nossa instituição e das empresas do setor terciário para a inserção de pessoas no mercado de trabalho e para a formação de novos empreendedores para o mercado. Nestes 15 anos tivemos marcas muito expressivas dos números de atendimentos: foi investido praticamente 1 bilhão de reais em ações gratuitas, em vários níveis de ensino, ultrapassando 330 mil pessoas atendidas gratuitamente”, avalia.
A gratuidade contempla a oferta de vagas em cursos que vão da aprendizagem para jovens e adolescentes, programas instrumentais, qualificações profissionais, aperfeiçoamentos, cursos técnicos até bolsas de estudos na graduação. Os cursos ocorrem nas modalidades presenciais, educação flexível ou à distância.
Quem pode participar
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é direcionado a pessoas que possuem renda familiar per capita de até dois salários mínimos federais. Para calcular a renda per capita basta somar as rendas de todos os membros da família empregados e dividir pelo número de integrantes do grupo familiar.
A seguir, confira todas as regras de inscrição estabelecidas pelo Programa Senac de Gratuidade:
- Ter renda familiar de até 2 salários mínimos por mês;
- Atender aos pré-requisitos do curso (idade mínima e escolaridade mínima do curso, residência no estado do Paraná quando aplicável);
- Comprovação dos documentos exigidos no ato da matrícula.
Consulte as vagas disponíveis pelo link:
https://www.pr.senac.br/psg_novo/#/consulta-de-vagas