Pinhais lança Selo Mulher + Segura para o enfrentamento à violência contra mulheres em estabelecimentos

Pinhais lança Selo Mulher + Segura para o enfrentamento à violência contra mulheres em estabelecimentos

Pinhais lança Selo Mulher + Segura
Os estabelecimentos que queiram participar deverão se inscrever pelo formulário online, disponível no site da Prefeitura de Pinhais

Com o objetivo de reconhecer as boas práticas de estabelecimentos no enfrentamento à violência contra a mulher, a Prefeitura de Pinhais lançou no dia 8, sexta-feira, o Selo Social “Mulher + Segura”. Instituído pela Lei nº 2.913/2023, o selo será concedido a casas de entretenimento como bares, boates, cervejarias, entre outras que atendam os critérios de defesa de direitos e prevenção de crimes cometidos contra mulheres em Pinhais.

Os estabelecimentos que queiram participar deverão se inscrever pelo formulário online, disponível no site da Prefeitura de Pinhais. A avaliação para a concessão do selo será feita por membros de comissão designados pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Governo e Segurança e Trânsito. Nos locais aptos, estarão fixados a logo do QRCODE cedido pela prefeitura, nos banheiros femininos e em locais visíveis, que proporcionará imediatamente a denúncia e o acionamento da Guarda Municipal pelo acesso ao aplicativo.

Além disso, a lei também propõe a criação de um item no cardápio do estabelecimento que identifique no momento a situação de violência contra a mulher. Outras medidas deverão ser adotadas como treinamento aos colaboradores sobre como identificar sinais de comportamento violento, como lidar com situações delicadas e quando buscar ajuda.

Também compõem as estratégias de proteção às mulheres a realização de campanhas de sensibilização entre os clientes e trabalhadores, promovendo uma atmosfera de respeito e comportamento civilizado, além de mecanismos de defesa às colaboradoras do estabelecimento, divulgando as normas adotadas visíveis aos frequentadores referentes a importunação e assédio sexual.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress