Prefeita Rosa Maria: estilo próprio de governar, pautado pelo ritmo intenso e muito diálogo

Prefeita Rosa Maria: estilo próprio de governar, pautado pelo ritmo intenso e muito diálogo

Prefeita Rosa Maria
A Prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo, do Republicanos, tem demonstrado que o desafio de administrar o município dando continuidade às gestões sucessivas de Luizão Goulart e Marli Paulino, de quem foi vice-prefeita, vem sendo vencido, diariamente. Imprimir um novo ritmo à gestão, condizente a seu estilo próprio, tem trazido bons resultados, como ela conta nesta entrevista exclusiva concedida a jornalista Vanessa Martins de Souza, da A Gazeta Cidade de Pinhais

A Gazeta Cidade de Pinhais: Estamos há pouco menos de um ano das próximas eleições municipais. O município já conta com alguns pré-candidatos, a exemplo do vereador Renan Ceschin, do Podemos; do ex-vereador Marinho, do PL; do Marco Aurélio, do MDB e, possivelmente, o PT também venha lançar um candidato. Como a senhora avalia essa disputa bastante plural?

Prefeita Rosa Maria: Com absoluta naturalidade. Todo processo democrático é suscetível a um número variado, expressivo, de candidaturas. Isso enriquece o debate. A política é feita de debate, de divergências e do contraditório. É assim a democracia.

 

A Gazeta: Mas, a sua expectativa é a de que seja feita uma campanha limpa, com ética e respeito mútuo, e sem fake news, calúnias e difamações, não?

Rosa Maria: Espero, mesmo. Gostaria de ser tratada com respeito, até por ser a única mulher entre candidatos. É comum haver desrespeito maior quando se trata de uma mulher que se destaca. Não quero generalizar, mas, isso costuma acontecer. E claro, espero que haja com muita ética, honestidade, sem mentiras, sem fake news.

 

A Gazeta: Já há alguma definição se aproximando para a escolha de um vice na chapa? Há comentários na cidade de que poderia ser uma outra mulher…

Rosa Maria: Ainda não há nenhuma definição. Estamos construindo um projeto de uma cidade cada vez melhor para se viver.

 

A Gazeta: Naturalmente, a senhora deverá contar com o apoio do ex-prefeito Luizão Goulart e da ex-prefeita e deputada estadual Marli Paulino. A senhora conta com esse apoio?

Rosa Maria: Sim, são apoios muito importantes. Sobretudo de quem já ocupou esta cadeira e conhece as dificuldades de se administrar um município. E, hoje, reconhecem que a Rosa Maria tem cuidado da cidade no mesmo nível de qualidade que cuidavam. Esse desafio temos enfrentado diariamente e dado boas respostas junto com nossas equipes à população.

 

A Gazeta: Há comentários na cidade de que Luizão Goulart é quem indicaria o vice. A senhora confirma?

Rosa Maria: Esse é um debate natural e necessário. Há uma construção de todo um grupo político sim, buscando fortalecimento para efetivar o projeto de construção de uma Pinhais cada vez mais forte.

 

A Gazeta: Quanto a um eventual apoio do governador Ratinho Junior, há essa expectativa?

Rosa Maria: Apoio do governador todo mundo quer e eu também quero. Ficarei muito feliz se isso acontecer. O governador é um grande municipalista e tem sido um grande parceiro da gestão, tem olhado para nossa cidade com muita sensibilidade e respeito. Tem feito parcerias para projetos de grande envergadura, a exemplo da ligação Curitiba-Pinhais através da Maurício Fruet. Estabelecemos uma relação de reciprocidade muito importante para Pinhais.

 

A Gazeta: Tem se falado nos bastidores, que há um impasse no apoio do governador por conta da provável candidatura a prefeito do ex-vereador Marinho, que é grande amigo pessoal, de longa data do Ratinho Junior. Possivelmente, ele permaneça neutro por causa disso…

Rosa Maria: Não tenho como fazer uma especulação sobre isso. Tenho administrado a cidade com cuidado, respeito às instituições e aos entes federados. Quanto a isso, não posso afirmar.

 

A Gazeta: Quais obras a senhora colocaria em destaque para alavancar sua reeleição?

Rosa Maria: Pinhais é um município conhecido como realizador. Temos muitas obras destacáveis como as de infraestrutura dentro do projeto Avança Pinhais, somando R$300 milhões em financiamentos. Além do novo Hospital, das obras na Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, uma via extremamente importante que será alargada e totalmente revitalizada, fazendo uma ligação importante desde a Salgado Filho para ligar-se ao Pineville através de uma ponte. Enfim, um eixo de desenvolvimento será necessário naquela região. Também um pacote muito grande de obras de calçadas e asfalto. Há a TransPinhais, desde o Autódromo até o Parque das Águas. Aliás, o Parque já passa por obras de ampliação na etapa dois, ganhando áreas esportivas. Estamos com três Unidades de Saúde em projeto, uma delas com emenda parlamentar da deputada Marli Paulino, com obras a serem iniciadas em 2024. Há a obra do CRAS Norte, próximo ao Conjunto Jerivá, que está em projeto. E quatro escolas, sendo dois CMEIs com recursos de emenda parlamentar do então deputado Luizão. E duas grandes obras em escolas, a Poty Lazzarotto e a Maria Cappellari, bem como vamos construir um CAPS, e continuar as obras dos Parques Lineares, mais áreas de lazer, e buscar cumprir a meta de instalação de 100% de iluminação em LED até 2024, além de outras inúmeras ações, as quais levarão qualidade de vida à população.

 

A Gazeta: E com o Governo Federal, a Prefeitura tem buscado parcerias?

Rosa Maria: Sim, fizemos a inscrição para o PAC – Plano de Aceleração do Crescimento e também estivemos na Itaipu no lançamento do projeto Itaipu Mais Que Energia e, no PTI, plataforma tecnológica de inovação, onde conseguimos inscrever quinze projetos e fomos contemplados em um deles com quase R$2 milhões para placas fotovoltaicas que serão instaladas nas escolas municipais. Esse recurso da Itaipu é muito bem-vindo, pois é dinheiro novo que entra a fundo perdido, o município não precisa devolver. Todos os recursos que tivermos acesso sempre serão importantes e nossa população agradece.

 

A Gazeta: As recentes chuvas intensas têm demonstrado que o trabalho feito desde o início da gestão do Luizão na prevenção a enchentes continua sendo bem feito. Foram poucos os pontos de alagamentos no município. Como a senhora avalia essa situação atual?

Rosa Maria: Foram alguns pontos de alagamentos. Mas, nada se compara ao passado, absolutamente. Nosso trabalho tem dado continuidade com a mesma responsabilidade da gestão do Luizão e da Marli. Pinhais não sofre mais com grandes enchentes porque tem sido feito um trabalho de dragagem continuada, além de recuperação da mata ciliar, e outros. Tanto que os rios não têm transbordado, mesmo com período intenso de chuvas. A dragagem é feita com muita responsabilidade ambiental, sempre com autorização do Instituto das Águas, da Sanepar. Não se pode mexer nos rios sem respeito a leis e órgãos ambientais. Tudo é feito dentro da legalidade e do respeito e cuidado com o meio ambiente. Os alagamentos pontuais foram causados pela água que voltou de bueiros, etc., tamanho foi o volume pluviométrico, e não por transbordamento do rio.

 

A Gazeta: E quanto à obra do novo Hospital? Está caminhando dentro do cronograma?

Rosa Maria: A etapa de fundação é bastante delicada, demora mesmo. Nosso solo é muito úmido e com o excesso de chuvas essa condição piora, tem sido um desafio. A obra de um hospital desta envergadura tem de ser uma construção de muita responsabilidade. Não é uma obra simples. É uma obra muito grande, que precisa de uma fundação muito sólida, muito bem feita, pois, é para durar, pelo menos, trinta e cinco anos, conforme prevê o contrato da parceria público-privada. O desenvolvimento da obra será mais acelerado e perceptível a todos após a etapa da fundação, a partir da colocação da estrutura de pré-moldados. Daí em diante, avançará rapidamente. Estamos torcendo muito para que as chuvas diminuam, para as equipes terem as condições de trabalho num dos equipamentos mais importantes para cuidar da nossa população.

 

A Gazeta: E quanto a obra da nova sede da Prefeitura, como está?

Rosa Maria: Está ficando bem bonita. Será uma remodelação completa. A previsão é que até o final de 2024 esteja pronta.

 

A Gazeta: Qual tem sido seu maior desafio na Prefeitura?

Rosa Maria: Administrar uma cidade que vem de gestões bem avaliadas é um dos grandes desafios, pois foi necessário rearticular nossas equipes em relação ao cumprimento do Plano de Governo, manter a harmonia, diminuindo a ansiedade natural para focar absolutamente na continuidade dos bons serviços a serem entregues à população, ampliando inclusive em diversas áreas. À medida que nos tornamos referência, aumenta muito nossa responsabilidade. E a busca constante da prática dos princípios da Administração Pública tem norteado nosso trabalho, que visa o melhor atendimento da população. Em Pinhais, a gente faz! A gente cuida!

 

A Gazeta: E a relação com a Câmara, como tem sido?

Rosa Maria: Extremamente boa. Dou atenção igualmente a todos os vereadores e à vereadora. Há divergências pontuais normais com um ou outro, mas, sempre resolvidas. Acredito que essa harmonia vem do fato de eu já ter sido vereadora e secretária municipal em duas pastas, já conhecer bem alguns dos vereadores, também, e por compreender bem o papel do Legislativo e como espaço independente, mas que buscamos sempre a harmonia entre os poderes, pois ao priorizarmos os interesses da população, estamos cumprindo nosso papel.

 

A Gazeta: O que a senhora diria ao povo de Pinhais sobre um eventual segundo mandato?

Rosa Maria: Que podem esperar muito trabalho e muita vontade de construir uma cidade cada vez melhor. Pinhais tem se tornado referência diária através das premiações que representam o grande trabalho dos servidores. É uma cidade que, acima de tudo, cuida das pessoas. E, para isso, é preciso também construir calçadas, asfalto, estacionamento, cuidar dos rios, melhorar o trânsito, instalar iluminação em LED, investir na Muralha Digital, em mais policiamento, Educação de qualidade, Saúde e bem-estar. Queremos uma cidade que seja boa para todas as pessoas e que continuem tendo orgulho de Pinhais.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress