Eduardo Pimentel visita a Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola

Eduardo Pimentel visita a Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola

Segurança Alimentar
Espaço completou dois meses de funcionamento e já formou a primeira turma de alunos do curso de panificação

A Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Vila Agrícola, no Cajuru, completou na semana passada dois meses de funcionamento. O local oferece cursos gratuitos para produção de alimentos, além de ser um espaço acolhedor que oferece refeições gratuitas para a população em risco social, através do Mesa Solidária.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel visitou o espaço no dia 23, quinta-feira, acompanhado do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, do vereador João dos 5 irmãos, do gerente do Mesa Solidária, Admaro Anderson Pinto, do presidente da Associação de Moradores Vila Agrícola, Edinei Abelardo da Silva, do administrador da Regional Cajuru, Narciso Doro, e do pastor David Roberson Leal Cruz.

Em setembro, a escola formou os 12 primeiros alunos no curso de panificação ministrado pelo professor de gastronomia João Luiz Gomes, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), instituição parceira da Prefeitura de Curitiba nesse projeto.

Comida de qualidade gratuita

Eduardo Pimentel destacou a importância da escola de segurança alimentar, onde também funciona a quinta unidade do programa Mesa Solidária na cidade e atualmente serve 100 refeições por dia.

“Eu fiz questão de vir aqui hoje para almoçar com vocês e dizer que isso só se tornou realidade graças à união do poder público e de associações para promover a segurança alimentar e o cuidado com a população”, disse o vice-prefeito.

Pimentel recordou que na época em que atuava na Ceasa, a Associação de Moradores da Vila Agrícola já fazia o trabalho de captar alimentos para o preparo das refeições para a população carente da região.

“Hoje temos boas instalações e oferta de cursos gratuitos para a população para produção de alimentos, além das refeições por meio do Mesa Solidária, que serve comida de boa qualidade para pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse o vice-prefeito.

Mãe e filha, as recicladoras Valquíria Ramos e Bebel Bueno são freguesas do Mesa Solidária Vila Agrícola.

“É muito bom que a Prefeitura tenha aberto este espaço. Eu venho carregada com meu carrinho de recicláveis e já encosto aqui para comer. É excelente para nós, especialmente para a minha filha que é lactante”, disse Valquíria, que almoçou na companhia do vice-prefeito.

Igreja Batista

Além da Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Vila Agrícola, o vice-prefeito também visitou a Igreja Batista Nacional do Cajuru e conheceu o projeto do novo templo, apresentado pelo pastor Marcos Antônio Oliveira. Ele ainda visitou o CMEI Autódromo, a convite da diretora Aline Fernanda, que reforçou o pedido de estudos para instalação de uma travessia elevada na frente do estabelecimento. Eduardo tirou fotos com os curitibinhas Lorenzo Gabriel do Carmo de Paula e Laura Costa Miyazaski.

1,1 mil refeições gratuitas

Há outros quatro pontos do Mesa Solidária na cidade, que oferecem, diariamente, 1.100 refeições gratuitas para pessoas em situação de rua e famílias carentes: Mesa Solidária Luz dos Pinhais (Centro), Mesa Solidária da Praça Solidariedade (Rebouças), Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro) e Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco (Campo do Santana).

O funcionamento da Escola de Segurança Alimentar Vila Agrícola é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) com Associação de Moradores Amigos da Vila Agrícola, responsável pela operacionalização.

Essas entidades colaboraram com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e outras instituições de ensino para oferecer cursos e capacitações relacionados à alimentação, abrangendo áreas como comidas de boteco, confeitaria, preparo de pães, pizzas, lanches, tortas, aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas na manipulação.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress