Na noite do dia 22, terça-feira, o prefeito Rafael Greca participou do lançamento de mais uma iniciativa de uma empresa curitibana que está em sintonia com a Cidade Mais Inteligente do Mundo, segundo o World Smart City Awards, concedido pela Fira Barcelona, considerada a principal premiação de cidades inteligentes do mundo.
O evento que aconteceu no Museu Oscar Niemeyer (MON) marcou o lançamento da Refinaria de Biometano do Grupo Rejaile (RDP Petróleo), que vai entrar em funcionamento em 2026 na cidade de Toledo, no oeste do estado do Paraná.
Este é um marco na história da companhia e um importante passo do Grupo Rejaile, com sede em Curitiba, na direção da sustentabilidade e inovação, com um investimento de R$ 50 milhões na produção de biometano em Toledo. Este biocombustível 100% renovável simboliza um avanço significativo no setor de energias renováveis no Brasil e destaca o papel de Curitiba como centro de iniciativas empresariais sustentáveis.
“Eu fico muito feliz e entusiasmado que as empresas curitibanas estão em sintonia com nosso pensamento. O progresso é fundamental para qualquer cidade, mas ele deve ser sustentável e responsável, por isso a ideia de transformar resíduos animais em combustível limpo é sensacional. A prefeitura parabeniza o Grupo Rejaile por essa iniciativa”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
Fornecimento
A RDP Petróleo já é parceira e fornecedora da Prefeitura. A empresa é responsável por parte do fornecimento do gás veicular natural e biometano (combustível derivado da decomposição de resíduos) para os ônibus novos e sustentáveis que já estão rodando pela cidade.
“Esse tipo de combustível emite entre 70% e 85% menos material particulado no ar comparado ao diesel comum e nossa ideia é ampliar nossa produção para podermos atender com ainda mais competência nossos clientes, como a Prefeitura de Curitiba”, afirmou diretor do Grupo Rejaile, Jefferson Rejaile.