Publicação da Prefeitura de Pinhais é premiada em mostra nacional do Ministério da Saúde

Publicação da Prefeitura de Pinhais é premiada em mostra nacional do Ministério da Saúde

mostra nacional
A premiação se refere à abordagem lúdica do tema vacinação com crianças matriculadas na rede pública de ensino, relativa à utilização do livreto “A história das minhas vacinas”

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi premiada durante a 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi). O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, busca difundir práticas exitosas dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

ExpoEpi 2023

A ExpoEpi 2023 recebeu mais de 1,8 mil inscrições de trabalhos de todo o Brasil, com a seleção de 30 experiências finalistas divididas em 10 eixos. Pinhais ficou em primeiro lugar na área de Iniciativas para o enfrentamento da desinformação sobre vacinas. A premiação se refere à abordagem lúdica do tema vacinação com crianças matriculadas na rede pública de ensino, referente à utilização do livreto “A história das minhas vacinas” para crianças de 4 a 6 anos do município.

A apresentação da experiência exitosa de Pinhais foi realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), no auditório Elisa Viana Sá, pela chefe da Seção de Logística de Insumos de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento e autora do trabalho, Janaína Katiúcia de Souza Dziurkoski Casero.

Construção de conhecimento

Para Janaína, ensinar o tema das vacinas para as crianças de maneira divertida e interativa permite a construção de conhecimento para a formação de uma nova geração. “Desta forma, se tornam agentes de transformação, formadores de opinião e disseminadores de informações corretas. A elaboração do livreto para colorir teve seu início no pensar lúdico do mundo da criança, em apresentar a elas as doenças como monstrinhos que precisam ser combatidos com vacinas. O livreto contém atividades interativas e que explicam quais vacinas devem receber até 4 anos de idade, adesivos e os contatos das unidades de saúde do município”, explica.

“Com grande satisfação vemos que as ações inovadoras são premiadas neste evento nacional como reconhecimento do esforço das equipes na busca de alternativas para resgatar as boas taxas de coberturas vacinais. A parceria da Secretaria de Saúde com as equipes da Secretaria de Educação é ponto fundamental para este resultado. Parabenizo toda equipe que não mede esforços para implementação de novas estratégias e ações no aprimoramento dos processos de trabalho”, enaltece a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho.

O valor da premiação, de R$50 mil, será transferido do Fundo Nacional ao Fundo Municipal de Saúde e deve ser aplicado em ações de imunização.

O livreto está disponível no link: https://pinhais.atende.net/cidadao/pagina/livreto-infantil-historia-das-vacinas

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress