A terceira edição da Oktobeerfest de Pinhais agitou a cidade em um final de semana recheado de cultura, gastronomia e muita cerveja. A festa reuniu centenas de pessoas no Centro, no dia 11, sábado, e dia 12, domingo, que puderam curtir com toda a família diversas opções gastronômicas, os chopes da Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais, espaço kids, brincadeiras e apresentações típicas da cultura alemã, além de shows com seis bandas que subiram ao palco nos dois dias de evento.
Primeiramente marcado para outubro, o evento teve de ser adiado por conta das fortes chuvas registradas no mês anterior.
Economia e cultura
Realizada pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semde), em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais (Acipi), a Oktobeerfest tem o objetivo de promover a economia e culturas locais. A festa já faz parte do calendário anual de eventos da cidade. Além das cervejarias e barracas de comidas típicas, também teve feira de artesanato e uma cabine de foto e vídeo em 360 graus.
A edição deste ano contou com um espaço kids, onde as crianças puderam se divertir com seus familiares ao longo da programação. Já para os adultos, as bebidas da Rota da Cerveja Artesanal foram um convite saboroso para se refrescar no calor. Foi o caso do Eliberto Antonio Beiuke, do grupo folclórico Concordias Germanische Volkstanzgruppe: “Participo de praticamente todas as oktoberfests, é importante porque divulga a cultura. Não podem faltar cerveja e chucrute, e aqui está ótimo!”
Presença ilustre
Presente nos dois dias de festa, a prefeita Rosa Maria enalteceu a organização do evento e ressaltou a importância da festividade para o fortalecimento da economia e cultura locais.
Também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, Ricardo Pinheiro, e o diretor da Câmara Setorial das Cervejarias Artesanais de Pinhais e proprietário da cervejaria Yellow Bird, Hudson Silva.
Fazem parte da Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais as cervejarias Coice da Mula, Ovelha, Yellow Bird, Sant Pauli, Rubira, Oner e Way Beer.
A programação de shows contou com as bandas Rockerland, Malungos e Hells Bells no dia 11 de novembro e Ximu lá sem Cabeça!, Mr. Gomes e Válvula Vapor no dia 12.