Uma ação de selagem para traçar um diagnóstico dos imóveis existentes e identificar famílias que sofrem com enchentes e serão reassentadas foi realizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Habitação (Semarh), no Jardim Modelo.
A selagem é um procedimento que ocorre no momento do cadastro in loco das famílias para identificação e localização nos mapas de cadastro. As ações na região contaram também com os trabalhos das Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Urbanismo, Obras, Governo, Planejamento e Segurança.
Para conter as inundações decorrentes do transbordamento do Rio Pequeno, cuja bacia é frequentemente assolada por fortes chuvas, será construído um dique de contenção com todos os dispositivos hidráulicos para retirada das águas do interior da área protegida.
Assim, os trabalhos têm por objetivo melhorar a qualidade de vida da população, que permanecerá na área de origem, agregando ainda a recuperação ambiental da área de preservação permanente.