O município de Pinhais foi destaque em mais uma edição do Prêmio Band Cidades Excelentes. Desta vez, a cidade foi finalista em seis das sete categorias da etapa estadual, sendo a grande vencedora em Saúde e Bem-Estar, Sustentabilidade e no prêmio principal, o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) – que reúne os dados públicos de todas as áreas sociais. A cerimônia de premiação foi realizada no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, na noite do dia 7, terça-feira.
A prefeita Rosa Maria recebeu os diplomas da organização em nome da Prefeitura de Pinhais para as indicações como cidade finalista em Infraestrutura e Mobilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Também foram entregues à prefeita as certificações de município grande vencedor nos pilares nos quais ficou em primeiro lugar. Na área de Saúde, Pinhais ficou à frente dos municípios de Cascavel e Umuarama; em Sustentabilidade, superou Maringá e Apucarana; e no IGMA, ficou acima de Curitiba e Cascavel.
Ao receber as premiações, a prefeita Rosa Maria destacou todo o trabalho realizado ao longo dos últimos anos pelas equipes da Prefeitura, e que colocam Pinhais em uma posição de destaque e referência. “Me sinto muito honrada por representar aqui toda equipe desta administração municipal que tanto trabalha e se dedica para nos colocar como referência em tantas áreas. Desde 2009 Pinhais vive uma história de transformação e minha missão é fazer ainda mais por esse município cada vez mais premiado e com práticas reconhecidas”, destacou Rosa Maria.
Indicadores do IGMA
O IGMA reúne dados públicos das 5.568 cidades brasileiras. Em constante evolução, a plataforma contempla 67 indicadores, distribuídos entre os seis pilares estruturais: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Por meio de um algoritmo próprio, o IGMA consolida, cruza e organiza os dados de fontes oficiais, públicas e primárias.
A plataforma de avaliação também possibilita o envio de projetos desenvolvidos pelos municípios. Segundo a organização, os projetos com impacto para a sociedade podem aumentar a nota do município e devem ter o objetivo de melhorar a gestão municipal e a qualidade de vida da população levando em consideração os pilares do IGMA.
Na área de Saúde e Bem-Estar, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Pinhais apresentou os projetos: Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), do Departamento de Atenção Primária à Saúde; Comitê de Atenção à Pessoa em Situação de Acumulação (Capsa), da Coordenadoria de Gestão; Pesquisa de satisfação da Vigilância Sanitária, e Cartilha de vacinas para a rede municipal de ensino, do Departamento de Vigilância em Saúde; e Abraçar – Soluções para Respirar – Relato de Parceria Exitosa entre o Município de Pinhais e Boehringer Ingelheim do Brasil, do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria.
Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), responsável direta no pilar de Sustentabilidade, enviou projetos relacionados aos trabalhos desenvolvidos na Usina de Compostagem; no EcoPonto municipal; sobre o sistema de irrigação do Horto Municipal; e o Samu Animal.
Presenças
A premiação da etapa estadual reuniu prefeitos e autoridades de diversos municípios do Paraná. Além da prefeita Rosa Maria, estiveram presentes o ex-prefeito e ex-deputado federal Luizão Goulart; os secretários municipais de Saúde, Adriane Carvalho; de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; de Governo, Márcio Mainardes; de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes; de Administração, Vinicius Martins; e representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Wellington Malachoski; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho, e os vereadores Fabrício Sousa, Fernando Santos e Pioco; servidores municipais de Pinhais e representantes de diversas instituições.