Marcinho parabeniza Pinhais por premiações no Prêmio Band Cidades Excelentes, etapa estadual

Marcinho parabeniza Pinhais por premiações no Prêmio Band Cidades Excelentes, etapa estadual

Câmara Municipal de Pinhais

O município foi finalista para a etapa nacional em seis das sete categorias

Vereador Marcinho
Vereador Marcinho

O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), compareceu, no último dia 7, à cerimônia de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, em sua etapa estadual, no MON – Museu Oscar Niemayer, em Curitiba. Esta premiação de 2023 traz mais um ano em que Pinhais se destaca, recebendo premiações. O município foi finalista para a etapa nacional em seis das sete categorias, tendo sido o grande vencedor em Saúde e Bem-Estar, Sustentabilidade e no prêmio principal, o IGMA – Índice de Gestão Municipal Áquila, que reúne os dados públicos de todas as áreas sociais.

“Foi com muita honra que participei da cerimônia de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes, representando o Poder Legislativo Municipal. Pinhais, mais uma vez, destaca-se nas premiações e só temos a agradecer a todas as equipes da gestão que tornaram esse reconhecimento possível. E ainda agradecer aos vereadores da Casa pela parceria com a gestão do Poder Executivo, sempre fornecendo todo o respaldo necessário para que obras, programas, projetos e serviços sejam executados. Como fiscalizadores da execução do orçamento municipal, os vereadores também contribuem para a qualidade da gestão, a melhoria dos serviços e o bom atendimento às demandas do cidadão, além do bom uso do dinheiro público, com responsabilidade, economia e eficiência.

Esta premiação é mais um indicativo de que a gestão está no caminho certo, sempre procurando se aprimorar, corrigir erros e suprir demandas crescentes. Meus parabéns à prefeita Rosa Maria, a todas as equipes, aos servidores, diretores, secretários e vereadores por terem feito sua parte para que chegássemos a esse reconhecimento”, congratulou.

Pinhais foi finalista em Infraestrutura e Mobilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Em Saúde, superou Cascavel e Umuarama. Em Sustentabilidade, superou Maringá e Apucarana e no IGMA, superou Curitiba e Cascavel.

 

Tielo pede bom senso e diálogo na fiscalização do trânsito

O vereador Tielo (PSD) denunciou um episódio supostamente abusivo na atuação dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito, ocorrido no último dia 2 de novembro. O caso envolveu três proprietários de motocicletas, que foram multados e tiveram seus respectivos veículos apreendidos.

”Recebi reclamação de munícipes sobre a falta de bom senso dos agentes de trânsito no meu bairro, no último Dia de Finados. Três motoqueiros estacionaram suas motos numa padaria para fazer um lanche. Foram multados e tiveram suas motos levadas pelos agentes de trânsito da Guarda. Questionei os agentes sobre o motivo de terem levados as motocicletas. Não houve conversa. Não estou passando a mão na cabeça de quem comete irregularidades, nem ataco o trabalho dos agentes, mas, defendendo que haja bom senso e diálogo no trabalho de fiscalização do trânsito. Tenho um genro motoboy e sei o quanto eles trabalham e precisam do veículo para o ganha- pão. Então, só estou pedindo mais bom senso na fiscalização. Por causa de alguns agentes de trânsito que cometem excessos, estão prejudicando a imagem da Guarda Municipal e da Prefeitura”, questionou.

O vereador ainda questionou sobre os motivos dos agentes de trânsito estarem supostamente pegando no pé, apenas, de motociclistas.

”Vemos carros estacionados de maneira incorreta e a Guarda não faz nada. Minha sugestão seria a Prefeitura contratar empresa terceirizada para fazer a fiscalização de trânsito e deixar os Guardas Municipais para cuidarem somente da segurança pública, inclusive, das escolas, que estão precisando. Já houve recentemente uma escola assaltada, em Pinhais. O povo tem reclamado muito pra nós, vereadores, sobre as multas de trânsito. Há inúmeros pedidos por estacionamento por conta do excesso de multas. Peço, por favor, aos guardas municipais que fazem a fiscalização de trânsito, que tenham bom senso. Muita gente precisa de seus veículos para trabalhar. A atuação dos agentes de trânsito está acabando com o bom trabalho da gestão”, considerou.

 

Carlinhos do Eliza disse que já foi multado por estacionamento irregular e que não comete mais o erro

O vereador Carlinhos do Eliza (PSB) teceu, nas Explicações Pessoais, alguns comentários sobre a atuação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito.

“Sobre a Guarda Municipal, parabenizo pelo trabalho. Aprovamos, nesta Casa, a criação da Secretaria de Trânsito, pois, era uma demanda dos munícipes. Curitiba, São José, Quatro Barras já contavam com uma Secretaria de Trânsito e, em Pinhais, não havia, apesar do grande crescimento do trânsito na cidade. Lembro que, quando a Secretaria começou a atuar, vieram muitas multas a proprietários de carros, por estacionamento irregular. A comunidade pediu pela construção de mais estacionamentos, levamos esse pedido a Prefeitura e ela já está providenciando essas obras. Concordo com o Tielo, defendo o bom senso na atuação dos agentes de trânsito ao lidar com os munícipes. Deve haver diálogo. Mas, os agentes devem cumprir a legislação, também”, avaliou.

Trinta novos agentes de trânsito

Carlinhos lembrou que estão sendo treinados trinta novos guardas municipais para atuarem especificamente no trânsito.

”Os novos guardas estão sendo treinados por empresa privada especializada. Os guardas que estão atuando no trânsito já foram treinados. Na semana passada, a Guarda ficou sabendo que haveria um encontro de motoqueiros no Parque das Águas. Fez a fiscalização lá e recolheu mais de cem motos. Todas estavam com irregularidades, a exemplo de ausência de emplacamento, escapamentos adulterados. A Guarda tão somente aplicou a lei. Mas, evidentemente, deve haver bom senso, pois, temos muitos motoboys, que dependem das motos para trabalhar. Quem está com sua motocicleta regularizada, não há o que temer. A Secretaria não foi criada para aplicar multas, mas, para ordenar e educar para o trânsito. Eu, mesmo, já fui multado em frente a minha casa por ter estacionado errado meu carro, deixando uma parte na calçada e outra na rua. Aprendi e não estaciono mais de forma errada”, pontuou.

 

Binga defende cautela e bom senso na aplicação de multas de trânsito

O vereador Binga (Cidadania), também, comentou, no Grande Expediente, sobre o trabalho da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito.

”Não defendo malandro. Mas, sempre bati contra as multas, sim. Essa cidade não vive de multas. Tem de prender é vagabundo, ladrão de moto, quem faz algazarra. Ninguém gosta de levar multas e as pessoas estão em dificuldades financeiras. Não é ficar com um bloquinho na mão achando que vai resolver o mundo cobrando multas. Tenho um irmão policial e sei da importância de saber lidar com o público na abordagem. É preciso cautela ao lidar com as pessoas. Creio que bom senso é importante”, colocou.

O parlamentar considerou a existência de vias problemáticas para estacionamento e com a presença de comércio.

“Já levei o Major Mendes lá na São Francisco, levei a prefeita, também. Uma rua estreita com comércio. O empresário também é penalizado, pois, afugenta a clientela quando é problemático estacionar. Fiscalizar o trânsito não é arrebentar com os motoristas, os empresários. Sou contra os excessos. Às vezes, é um ou dois agentes de trânsito que estão cometendo excessos e estragam a imagem de todos. A Guarda Municipal tem fundamental importância. Nos jogos, por exemplo, se não tiver presença da Guarda, fica impraticável num mundo em que as pessoas são capazes de partir pra porrada e até matar por causa de esporte. Peço muita cautela na fala. Somos os representantes dos interesses do povo”, analisou.

Compartilhe:

Picture of Vanessa Martins de Souza

Vanessa Martins de Souza

Jornalista responsável dos jornais do Grupo Paraná Comunicação (A Gazeta Cidade de Pinhais, A Gazeta Região Metropolitana, Agenda Local e Jardim das Américas Notícias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress