Município de Pinhais sediou capacitação aos conselheiros tutelares eleitos em outubro

Município de Pinhais sediou capacitação aos conselheiros tutelares eleitos em outubro

conselheiros tutelares
Programação foi promovida pelo Consórcio Metropolitano de Serviços, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pinhais

O município de Pinhais sediou uma capacitação aos Conselheiros Tutelares da Região Metropolitana de Curitiba, eleitos em 2023 para a gestão de 2024-2027. A organização do evento foi realizada pelo Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (Comesp), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pinhais (CMDCA). A programação foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, entre os dias 17 e 20 de outubro.

O evento integra o programa “Conhecer para Proteger”, uma iniciativa do Comesp e municípios consorciados que tem o intuito de possibilitar o desenvolvimento das competências necessárias à prevenção e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra as crianças e aos adolescentes.

Primeira atividade

A primeira atividade foi uma palestra ministrada por Luciano Betiate, conselheiro tutelar por dois mandatos em Ibiporã-PR, consultor, escritor, palestrante, conferencista e coordenador de seminários sobre direitos humanos e temas relacionados à infância e juventude e também ao Conselho Tutelar.

A abertura do evento foi marcada pela apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Severino Massignan. Estiveram presentes no primeiro dia de atividades a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, a diretora do Comesp, Daniela Cavalcante, o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Damiane Mançasz, o vice-prefeito de Mandirituba, Airton Cruz, o prefeito de Contenda, Antonio Adamir Digner e o prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Zanetti.

“Esse é um desafio para que a gente possa dar apoio, através da gestão, para os Conselhos Tutelares, que são tão importantes no dia a dia dos municípios. Quem foi reeleito, já tem essa experiência: é fim de semana, é madrugada, é Delegacia, é Ministério Público, são famílias com ‘n’ problemas e, hoje, a saúde mental é um tema recorrente. Temos que ‘atacar’ com a gestão unida, para que possamos ir a fundo nos problemas, os acolhimentos e organizar a questão orçamentária”, afirmou a secretária de Assistência Social de Pinhais, Rosangela Batista.

Trabalho integrado

A prefeita Rosa Maria enalteceu a iniciativa do Consórcio. “Nessa parceria quem sempre vai ganhar é a nossa população. Esse trabalho integrado das prefeituras dos municípios é fundamental. A capacitação, essa formação, esse trabalho coletivo, precisa ser fortalecido todos os dias. Então, este momento que o Comesp proporciona aos municípios é muito importante. Em Pinhais, nos sentimos honrados em sediar este encontro. Estamos sempre à disposição, há uma equipe que realmente trabalha muito, conversa muito, troca muito, para que as nossas crianças, a nossa infância e juventude tenham o melhor”, finalizou.

Presenças

Além das pessoas já mencionadas, participaram do evento as secretárias municipais de Assistência Social, Everly Stech (Mandirituba), Vanessa Dal Ponte (Campina Grande do Sul), Benedita Mendes de Moura (Quitandinha), Rebekka Rinkl Alves (Piraquara), o secretário municipal de Desenvolvimento Social da Lapa, João Crivellaro, e a representante do Núcleo Regional de Educação-Área Norte, Vera Lúcia.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress