A iniciativa que, todos os anos, faz aquecer muitos lares segue até o dia 27 de julho
A Secretaria Municipal de Assistência Social está realizando mais uma Campanha do Agasalho, e como nos demais anos grandes quantidades de donativos são arrecadados e repassados às famílias e instituições. Desta vez, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Batista Costa se mobilizou e colaborou com a campanha, que segue até o dia 27 de julho.
A diretora do Cmei, Luciane da Costa Silva de Souza, conta que a iniciativa de arrecadar os donativos foi de uma das educadoras, Suelen de Chaves Pereira. “Foram feitas várias falas com as crianças sobre a necessidade de doar a roupa que não se usa mais para aqueles que precisam. Também enviamos bilhetes para as famílias solicitando as doações”, explica Luciane.
A partir daí as famílias e os profissionais da unidade de ensino aderiram à campanha e contribuíram e, claro, as crianças também participaram. “Elas se envolveram muito, pois entenderam que existem pessoas que têm menos condições financeiras e que precisam de ajuda”, acrescenta a diretora.
Para Luciane, o que fica, além da bonita atitude, é um legado para as crianças quanto a conscientização, a preocupação com o próximo. “Toda iniciativa que envolva atitudes de cidadania contribuem imensamente para forjar o caráter e o senso crítico das crianças e elas, posteriormente, serão as multiplicadoras, dentro de suas casas, de tais atitudes e pensamentos”, declarou a diretora. “Nós, educadores e funcionários em geral, vemos em ações como essa a grandeza do ser humano e a sua capacidade de ser solidário, que mesmo tendo pouco se propõem a dividir”, finaliza.
Segundo a secretária de Assistência Social, Rosângela Batista da Silva, a campanha tem atendido cada vez mais moradores na época mais fria do ano. “A comunidade sempre se mostra participativa e como nos outros anos pretendemos superar as expectativas”, comenta a secretária. Para ela, a ação do Cmei só reforça o espírito de solidariedade que contagia diversas pessoas em torno da campanha. “Ficamos muito felizes em receber esta contribuição e mais ainda por ver os pequenos envolvidos”, disse a secretária.
Campanha 2014
No ano passado, foram doadas mais de 68 mil peças de roupas, cobertores, sapatos e outros artigos; um número recorde de arrecadação. Estas doações permitiram beneficiar mais de 5 mil moradores de Pinhais, atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Departamento de Assistência Judiciária e Cidadania, Associação dos Recicladores de Pinhais (AREPI, Albergue, Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e Associações de Moradores. Desde 2009, foram arrecadadas mais de 130 mil peças por meio da ação.