Greca apresenta inovações de Curitiba no Kyoto Smart City Expo 2023, no Japão

Greca apresenta inovações de Curitiba no Kyoto Smart City Expo 2023, no Japão

Rafael Greca, prefeito de Curitiba
Em sua apresentação, o prefeito curitibano destacou os projetos estratégicos da cidade para dar respostas às mudanças climáticas

Em palestra no Kyoto Smart City Expo 2023, no dia 5, quinta-feira, o prefeito Rafael Greca apresentou os projetos de Curitiba na área de inovação alinhada à agenda climática. Greca e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, foram palestrantes convidados à Sessão de Colaboração Internacional do evento no Japão que integra o Smart City Expo World Congress, do qual Curitiba também faz parte como sede da edição brasileira.

Do mesmo painel que o prefeito participou o diretor da Divisão de Estratégia Digital de Himeji, cidade-irmã de Curitiba, Manabu Harada.

Na sede do evento, o prefeito de Curitiba e o presidente do Ippuc foram recebidos em audiência sobre o Clima e o Aquecimento Global pelo vice-governador de Kyoto, Akimasa Yamashita, um dos mentores do Pacto de Kyoto.

“Convidei o senhor Yamashita para a futura edição da Smart City Expo em Curitiba, em março de 2024. Temos amigos comuns em Barcelona: Ricard Zapatero e Joseph Piquet, ambos especialistas em Urbanismo com Inovação. O Protoloco de Kyoto é definidor dos alertas sobre a gravidade do aquecimento global”, disse Greca.

Acordo ambiental fechado durante a 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Kyoto, Japão, em 1997, o protocolo foi o primeiro tratado internacional para controle da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera e de estímulo à criação de formas de desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente. Ao ser adotado, o Protocolo de Kyoto foi assinado por 84 países, entre eles o Brasil.

Inovações de Curitiba

Em sua apresentação, o prefeito curitibano destacou que dar respostas às mudanças climáticas é o grande desafio das cidades neste momento.

“Curitiba é uma cidade inteligente que está impulsionando investimentos para o planejamento inclusivo e o desenvolvimento sustentável. Cuidamos da nossa memória e história ao mesmo tempo em que planejamos uma cidade estruturada para as futuras gerações”, afirmou Greca.

Para fazer frente a essa demanda, o prefeito explicou que Curitiba tem a governança pública alicerçada no planejamento estratégico e em projetos estruturantes de eletromobilidade orientados à descarbonização do transporte e à mobilidade sustentável; o desenvolvimento do Hipervisor Urbano, plataforma convergência e compartilhamento de dados públicos e ferramenta para o planejamento de políticas públicas de longo prazo; o equilíbrio fiscal; e os novos modelos de negócio.

Greca também pontuou os projetos estratégicos de promoção da energia limpa, ancorados na Pirâmide Solar da Caximba; a segurança alimentar, com as hortas públicas e a Fazenda Urbana; a democratização da inovação, com os FabLabs e o Worktiba; e o investimento permanente no desenvolvimento social. São intervenções que fortalecem a sustentabilidade urbana e humana da cidade.

Políticas públicas

Em sua intervenção no painel Internacional do Kyoto Smart City Expo, o presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal de Curitiba, Luiz Fernando Jamur, apresentou os resultados da parceria da cidade com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica), para o desenvolvimento de projetos urbanos com vistas ao envelhecimento da população, a prevenção e resposta a desastres climáticos e inovação para a sustentabilidade.

“A partir da troca de experiências com a Jica estamos propondo nove políticas públicas em três áreas estratégicas para a nossa cidade: a longevidade, a gestão de desastres e em uma ampla plataforma de dados”, afirmou Jamur.

Longevidade

Para o fortalecimento de projetos com vistas ao envelhecimento da população, Curitiba irá trabalhar na integração de dados dos serviços públicos municipais ao ID Cidadão, para aumentar a comodidade e o bem-estar dessa parcela da população.

Ainda nesse campo, fazem parte do conjunto de propostas, a renovação e revitalização de espaços públicos, melhorando acessibilidade com ambientes intergeracionais e o desenvolvimento de estratégias na área da habitação, como um programa de aluguel social a preços acessíveis, incluindo acesso a vários serviços públicos.

Prevenção a desastres naturais

Para a área de prevenção a desastres climáticos, a estratégia curitibana, definida em conjunto com a JICA, passará pela estruturação do quadro de governança externa do PlanClima, incluindo a participação de diversos atores; o desenvolvimento de projetos de infraestruturas verdes em organismos públicos e no setor privado, por meio de parcerias e a oferta de créditos de carbono e títulos verdes; o compartilhamento de informações e alertas sobre desastres para ações integradas; a implantação do programa Família Resiliente para a prevenção e resposta a eventos extremos.

Na consolidação da base de dados públicos terá como âncora o Hipervisor Urbano, a ser inaugurado ainda este ano, em Curitiba, junto ao prédio do Instituto de Cidades Inteligentes, anexo ao Ippuc.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress