O Uberaba, um dos seis bairros da Regional Cajuru, foi contemplado com obras de manutenção do asfalto em oito ruas, somando 3.593 metros de recuperação do pavimento. As obras demonstram o zelo da Prefeitura na mobilidade urbana e acontecem pelo programa Asfalto Novo, para a requalificação da malha viária da cidade.
Entre as vias beneficiadas está a Dr. Fábio Rogério Bertoli Arns, cujo trabalho de reciclagem do pavimento foi vistoriado pelo prefeito Rafael Greca, no dia 14.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as obras estão em diferentes fases e se somam às 1.962 ações de pavimentação já executadas ou em andamento pelo programa criado pelo prefeito Rafael Greca em 2017, que assegurou 957 km de asfalto novo por toda a cidade.
Recebido por moradores da região e estudantes do Colégio Estadual Anibal Khury Neto, o prefeito esteve no local acompanhado pelo secretário municipal Rodrigo Araujo Rodrigues e o administrador regional Narciso Doro.
“A Dr. Fábio Rogério Bertoli Arns é uma das oito ruas que estamos pavimentando nesta etapa no Uberaba. Com isso, vamos melhorando cada vez mais a malha viária da cidade, a iluminação pública, a requalificação dos bairros, conforme é meu dever e dentro do que pede a população no programa Fala Curitiba, com o apoio dos nossos vereadores”, disse Greca.
Moradores felizes
Na Rua Dr. Fábio Rogério Bertoli Arns, a transformação do antigo pavimento desgastado pelo tempo em asfalto de boa qualidade acontece ao longo de 413 metros, desde a Victor Luiz Maganhoto até a Maria Medeiros Damas.
“Esse serviço era muito esperado e é ótimo que esteja em andamento porque o asfalto era antigo, estava gasto, cheio de remendos. Esse novo vai valorizar a rua, melhorar nosso acesso”, comemora o vigilante Valdecir Hoffmann, um dos moradores da via.
O serviço começou no último dia 11 e deve ser concluído até o fim deste mês. Neste mesmo período, recebem melhorias no bairro as ruas Avelino Mantovani, Anna Kloster Guimarães, Feliciano Tomelin, Maria Medeiros Damas, Vereador Douglas Godoy, Vicente de Cristo e Victor Luiz Maganhoto.
As equipes de trabalho vão avançando quadra a quadra, a partir da retirada da camada danificada do antigo asfalto, que é reaproveitado com a incorporação de cimento.
“Estamos usando um método que reaproveita ao máximo o material que existe no local, garante o reforço do asfalto sem precisar escavar a via, sem precisar deslocar grandes quantidades de materiais de fora, o que garante agilidade e sustentabilidade no processo de pavimentação”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
Máquinas na pista
O conjunto de obras no bairro tem previsão de ser concluído até o fim deste mês, mas depende das condições do tempo. A movimentação das máquinas e das equipes de trabalho está espalhada pelas vias, movimento que agrada a comunidade.
“É maravilhoso ver essa legião de trabalhadores melhorando o nosso Uberaba”, conta Marcos Vinicius Correia, presidente da Associação de Moradores da Vila Solitude II. “Nossas ruas estavam com asfalto muito velho, cheias de remendos e com o movimento de caminhões e ônibus fazia trepidar muitas casas. Está ficando lindo e seguro”, festeja Correia.
Rua Avelino Mantovani
Na Avelino Mantovani, toda a extensão de 592 metros de asfalto passa pela manutenção. Os serviços iniciados no dia 12 são acompanhados com atenção pelo casal de empresários Elza de Moura e Josnei de Almeida, que moram no local há mais de uma década. “É a primeira obra dessa qualidade que estamos vendo acontecer na rua e está ficando muito bem feita”, disse Elza.
A rapidez na execução da obra deixou Josnei impressionado. “Serviço top, a Prefeitura está fazendo muito bem a tarefa de cuidar dos bairros”, disse o morador.
Na rua está localizado o Colégio Estadual Anibal Khury Neto, que atende 1.100 estudantes de turmas do ensino fundamental e médio. As melhorias no bairro foram comentadas pela diretora da instituição, Sandra Mara Bordignon Piccinelli dos Santos, que fez questão de ir ao encontro do prefeito agradecer pelos investimentos que terão impactos positivos na comunidade escolar.
“As famílias dos nossos estudantes estão felizes. Estamos ganhando acesso mais seguro e confortável, e isso incentiva as famílias a levarem os filhos ao colégio. Como representante dessa comunidade, estou muito satisfeita e otimista com a melhoria da infraestrutura local”, comentou Sandra.
Outros bairros
Outros bairros da regional Cajuru recebem obras de reciclagem neste período. Estão em andamento a recuperação do asfalto nas ruas Monsenhor Lamartine (254 metros), Targino da Silva (240 metros) e Visconde de Caravelas (260 metros) no Jardim das Américas e na Rua Nicácio Riquelme (174 metros), no Capão da Imbuia.
O programa Asfalto Novo já assegurou aos bairros da regional Cajuru 131.110 metros de novo pavimento em 280 ações que já foram concluídas ou seguem em andamento.
Acompanharam a vistoria técnica os vereadores Mauro Bobato, Beto Moraes e João Rodrigues (João da 5 Irmãos), além do diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação (Utip) da Smop, Diego Prendin, e do engenheiro e fiscal da Smop, Brenno Bimbatti.