Em entrevista concedida com exclusividade ao jornal A Gazeta Metropolitana, o Presidente da Câmara Municipal de Quatro Barras, Antonio Cezar Creplive, o Toto, fez uma breve avaliação de sua gestão à frente da Casa de Leis da cidade.
Entre os diversos assuntos abordados, destacamos o Projeto de Lei, de autoria de Tóto, que visa incentivar as empresas instaladas em Quatro Barras a preencher em até 70% de suas vagas de emprego com mão de obra local, incluindo mulheres.
As eleições de 2016 foi outro assunto citado na entrevista. Na oportunidade, Antonio Cezar Creplive disse que já colocou o seu nome à disposição de seu partido e de seu grupo político para concorrer ao cargo de prefeito de Quatro Barras nas próximas eleições municipais.
Confira a entrevista concedida ao diretor do jornal A Gazeta Metropolitana
João Aloysio: O senhor está no sétimo mandato de vereador. Uma verdadeira façanha, já que poucos políticos conseguem alcançar esta marca. Existe alguma fórmula “mágica” para conquistar os eleitores e receber o reconhecimento nas urnas por tanto tempo?
Vereador Toto: Acredito que a reeleição de um politico por tantas vezes, em especial vereador, que tem um contato direto com a população que o elegeu, seja o resultado de sua seriedade e do bom trabalho realizado em prol da comunidade, na qual está inserido. No meu caso, credito os sete mandatos ao respeito a cada voto recebido e ao cumprimento de minhas obrigações como parlamentar. Ao longo desses anos tenho legislado, sempre, em favor do povo de Quatro Barras.
João Aloysio: Recentemente, o senhor apresentou um projeto que busca incentivar as empresas instaladas no Município à contratar mão de obra local, ou seja, trabalhadores de Quatro Barras. Com essa Lei, a mulher de Quatro Barras também será beneficiada. Fale um pouco sobre este Projeto.
Vereador Toto: Durante toda a minha vida pública tenho pautado minhas ações e projetos no desenvolvimento da cidade e no bem estar da população. Já perdi a conta de quantos requerimentos enviei à Prefeitura solicitando melhorias para a cidade e sua gente. Porém, esse projeto pode ser considerado uns dos mais importantes que apresentei, pois visa dar mais oportunidades de emprego aos trabalhadores de Quatro Barras.
João Aloysio: Que tipo de incentivo, atrativo, o Município pode oferecer às empresas que derem preferência à contratação da mão de obra local?
Vereador Toto: Estamos estudando diversas formas de retribuir aos empresários que derem mais oportunidades aos trabalhadores da cidade. A redução do IPTU e descontos em outras taxas municipais, como alvará, por exemplo, estão em análise.
João Aloysio: Que outros benefícios esse Projeto pode trazer?
Vereador Toto: São muitos. Quanto mais moradores da cidade estiverem trabalhando e recebendo salários, consequentemente, mais o comércio local vai ganhar. Com isso, vai aumentar a arrecadação do Município, que, assim, poderá viabilizar mais obras de infraestrutura e diversos outros serviços nas áreas da saúde, educação, segurança, esporte, cultura e lazer.
João Aloysio: E o que está faltando para que um projeto de tamanha importância para a cidade e sua população seja implantado?
Vereador Toto: Esse projeto já trâmitou nas Comissões da Câmara e foi discutido, votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores. Agora, só falta o Prefeito Loreno Tolardo sancioná-lo para virar Lei.
João Aloysio: Por falar no Prefeito Loreno Tolardo, como é a relação entre o Legislativo e o Executivo?
Vereador Toto: A Câmara e a Prefeitura de Quatro Barras têm uma relação harmoniosa. Existe um grande respeito e colaboração entre os dois Poderes. O Executivo(Prefeitura) tem feito a sua parte, e a cidade está avançando cada vez mais. Quem anda pelas ruas dos diversos bairros pode constatar a grande transformação em várias áreas. Mas é preciso que se diga que sem o apoio da Câmara nada disso seria possível. Afinal, todo o projeto precisa ser analisado, discutido, votado e aprovado pelos vereadores.
João Aloysio: E como é a relação entre os parlamentares, já que existe na Casa vereadores da base do Prefeito e de oposição.
Vereador Toto: Penso que apesar de algumas divergências, o convívio na Câmara é o melhor possível. O fato de haver ideias e posicionamentos diferentes não significa que a Casa, necessáriamente, seja um território de conflitos. Mesmo os vereadores de oposição não deixam de votar favorável a um bom projeto encaminhado pela Prefeitura. Da mesma forma, os vereadores da base de apoio ao Prefeito não votariam a favor de um projeto que fosse contra os interesses da população. Até por que, o Prefeito Loreno Tolardo jamais encaminharia à Câmara um projeto que fosse prejudicar o povo de Quatro Barras.
João Aloysio: Falta praticamente um ano para as próximas eleições municipais. O senhor, durante esses sete mandatos, com certeza, acumulou uma grande experiência e adquiriu conhecimentos com relação às demandas da cidade e dos munícipes. O senhor pretende se candidatar outra vez a vereador, ou vai lançar seu nome ao cargo de prefeito para dar uma contribuição maior ainda para o desenvolvimento da cidade e o bem estar de seu povo?
Vereador Toto: Faço parte de um partido e estou ligado ao grupo político do Prefeito Loreno Tolardo. Já coloquei meu nome à disposição para concorrer ao cargo de prefeito nas eleições de 2016. Quem vai decidir se serei candidato é o partido, mas sem o apoio desse grupo nada acontece. Se o grupo apoiar minha candidatura, com certeza, colocarei meu nome á disposição de Quatro Barras.
João Aloysio: E o senhor já tem algum projeto em mente para colocar em prática, caso concorra e vença as eleições para prefeito no próximo ano?
Vereador Toto: Sim. Mas isso, seu eu for o candidato, vou discutir com todo o grupo e colocar em meu Plano de Governo para apresentar à população durante o período eleitoral.