Prefeitura de Pinhais promoveu evento que reuniu a comunidade escolar

Prefeitura de Pinhais promoveu evento que reuniu a comunidade escolar

comunidade escolar
8º Encontro de Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) e Conselhos Escolares foi promovido no Centro de Formação dos Profissionais da Educação

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu o 8º Encontro de Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) e Conselhos Escolares de Pinhais. A ação foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis.

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, afirma que uma comunidade, quando é ativa, participante, contribui de maneira significativa para que a unidade escolar se fortaleça. “Este é um movimento muito importante. Desde que eu era professora lá no interior do Paraná, em Kaloré, nós já entendíamos que a comunidade escolar precisava estar organizada. Quando me tornei diretora de escola entendi ainda mais a importância de promover e incentivar essa organização em prol desse objetivo que é fazer com que nossos meninos e meninas, nossos jovens se desenvolvam em sua plenitude”, destaca.

União

Para a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a união com os atores envolvidos no processo educacional é fundamental. “A gestão democrática prevê a participação dos órgãos colegiados como as APMFs e Conselhos Escolares. Não conheço outro mecanismo para buscar uma educação de qualidade para os nossos filhos se não for a parceria escola-família. Precisamos muito desse convívio, pois é nessa junção que formaremos um cidadão em sua integralidade”, comenta.

De acordo com Silvana Domingues, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Tarsila do Amaral, a participação dos envolvidos no processo pedagógico é importante na construção das unidades escolares como referências para a comunidade. “Sempre divulgo no Cmei esses momentos que nos permitem compartilhar experiências para exercer a cidadania. Dessa forma, podemos participar das diretrizes, dos direcionamentos do que está acontecendo na comunidade escolar na qual a unidade escolar está inserida”, reforça.

Mãe da pequena Laura, Lalesk de Oliveira Santos, moradora do bairro Vargem Grande, ressalta a relevância do envolvimento da família no contexto escolar. “A escola, juntamente com a família, tem um trabalho fundamental para que se possa produzir um cenário adequado para uma criança tanto na parte de proteção como na base dela. A criança que tem todo esse vínculo, tanto com a escola, como o apoio dos pais e responsáveis, com certeza será muito melhor amparada para que a gente possa seguir em um futuro melhor”, enaltece.

Escola que protege

Durante o encontro, foi ministrada por Ângela Mendonça a palestra “Escola que protege – família, escola e a proteção de crianças e adolescentes”. A palestrante atuou como assessora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e Adolescente e Educação, no Ministério Público do Paraná; coordenadora de curso de especialização em Direito Aplicado ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e em Direito Educacional nas Instituições de Ensino Superior. Foi professora convidada na PUC-PR e no Projeto Escola que Protege. Possui pós-graduação em Planejamento e Administração da Escola Pública, pós-graduação em Direito Educacional e graduação em Direito e em Pedagogia.

“Agradeço de coração o convite para participar deste encontro. Aqui me sinto em casa, encontro amigos, amigas e principalmente encontro uma história de gente que se importa. Sempre que estou pelo mundo, vendo as notícias, vou me orgulhando mais de Pinhais. Quero parabenizar pela gestão competente, transparente, voltada para os interesses das pessoas que aqui vivem”, afirma Ângela.

Também prestigiaram a ação, o presidente da Câmara de Pinhais, vereador Marcinho, e o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress