Está em tramitação, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto de lei que pretende instituir a data de 19 de dezembro como o Dia do Rei Pelé. A homenagem ao ídolo do futebol brasileiro foi proposta por Marcelo Fachinello (Pode), presidente do Legislativo, e assinada por mais 11 vereadores. A data escolhida é uma referência ao dia em que o jogador marcou o seu milésimo gol pela carreira que, ao total, somou 1.283 gols.
Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, faleceu em 29 de dezembro de 2022. O jogador foi um sucesso tanto pela Seleção Brasileira, quanto pelo Santos Futebol Clube. “Suas contribuições para o futebol, para o esporte em geral e para o Brasil são amplamente conhecidas e destacadas. Sua postura de cuidado com os mais vulneráveis, notadamente as crianças, merece igual reconhecimento”, diz a justificativa da proposta.
A proposição destaca o papel do jogador tanto no reconhecimento do futebol como um esporte popular quanto na representatividade do Brasil. “Pelé fez o país ser conhecido e amado. Pelé foi importante para a autoestima dos brasileiros, um exemplo do encontro entre talento e dedicação. Tornou-se, a rigor, uma ‘instituição nacional’ e sinônimo de Brasil mundo afora.”
O destaque de Pelé não ficou apenas por conta do esporte, mas também na atuação como embaixador de órgãos, como a ONU, a Unesco e a Unicef, sendo nomeado ainda “Embaixador da Boa Vontade”, na Cúpula da Terra da ONU, a Eco 92, realizada no Rio de Janeiro. Foi recebido por autoridades de diversos países, incluindo a Rainha Elizabeth II, os papas Bento XVI, Paulo VI, João Paulo II, em reconhecimento à sua obra e em questões voltadas à proteção das populações mais vulneráveis. Em Curitiba, Pelé fez parceria com o hospital pediátrico Pequeno Príncipe, concedendo seu nome ao “Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe”, dedicado ao estudo da saúde de crianças e adolescentes.