Advogados poderão autenticar cópias de documentos em processos, aprova Câmara de São José dos Pinhais

Advogados poderão autenticar cópias de documentos em processos, aprova Câmara de São José dos Pinhais

Câmara de São José dos Pinhais

O projeto foi aprovado em 2º turno pela unanimidade dos vereadores, e agora será encaminhado ao Poder Executivo para sanção

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou o Projeto de Lei nº 832/2023, no dia 22, terça-feira, que dá celeridade aos processos administrativos. De autoria do presidente da Casa, o vereador Allax Siqueira (PTB), o PL diz que os advogados do município poderão autenticar cópias de documentos em processos administrativos. O projeto foi aprovado em 2º turno pela unanimidade dos vereadores, e agora será encaminhado ao Poder Executivo para sanção.

De acordo com o PL aprovado, o artigo 3 define que o advogado constituído poderá realizar a autenticação das cópias dos documentos necessários para instrução dos processos administrativos, desde que apresente a cópia original para conferência no ato de autenticação.

Ainda, o projeto de lei afirma que esse ‘advogado será responsável civil, penal e administrativamente pelas informações e documentos apresentados no processo administrativo, respeitando os deveres éticos e legais da profissão’.

Celeridade

Atualmente, o processo de autenticação de documentos em processos administrativos é uma atividade desempenhada exclusivamente por servidores públicos. A aprovação do Projeto de Lei nº 832/2023 defende que a atuação do advogado contribui para a eficiência e a celeridade dos processos, uma vez que o profissional tem conhecimento técnico necessário para instruir e orientar os interessados.

Curso

Sete servidores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais participaram de um curso presencial avançado sobre orçamento público. O curso foi oferecido pela Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais (ABRASCAM) e teve a duração de dois dias.

Participaram do curso os servidores Rodrigo Pereira da Silva, Maycon Andrey Bonassoli, Jorge Liutkus, Eduardo Jansen Pereira, Joice dos Santos Pereira, Wilson da Silva e Edicler Machado Santana.

No Hotel Nacional Inn Estação, em Curitiba, eles tiveram a oportunidade de se aprofundar no desenvolvimento estratégico da Lei Orçamentária Anual – LOA 2024, tendo ainda mais condições técnicas de analisar dados, adequação das receitas e despesas, proporcionando um entendimento amplo das peças orçamentárias.

O curso foi ministrado pelo profissional Ivan C. Simão – que é contador, especialista em Contabilidade e Auditoria, consultor na Área Pública e professor em cursos de aperfeiçoamento de servidores e gestores públicos.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress