Começaram a ser concretados os primeiros pilares de sustentação necessários à obra de alargamento do viaduto sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. A implantação de 20 pilares dá sequência aos trabalhos já executados de perfuração e cravação de 152 estacas metálicas e concretagem dos 20 blocos de apoio da estrutura que está sendo ampliada pela Prefeitura de Curitiba.
O conjunto de obras que integra o Complexo Tarumã e visa o avanço na integração do transporte coletivo e a melhoria das condições no trânsito local. Os pilares são uma parte importante da obra, já que significam na prática a sustentação do viaduto. Será sobre eles que as futuras vigas de ligação serão colocadas.
Serão dez pilares em cada lado do viaduto, com altura média de seis metros cada. Ao todo, serão mais de 180 m³ de concreto utilizados para o serviço que deve ser concluído até o fim de setembro.
“Entramos em uma nova fase dessa obra que marca os avanços na mobilidade da cidade, na integração que melhora os acessos aos municípios vizinhos reforçando Curitiba e região metropolitana como uma só e requalificando as vias locais que servem de acesso aos moradores, comerciantes e para quem circula pela região”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Concretagem
A concretagem dos dois primeiros pilares aconteceu na última semana de julho e semanalmente os trabalhos progridem para novas unidades, com intervalo entre cada dupla de pilar. Segundo Manuela Marqueño, engenheira fiscal da Smop, o intervalo nos dias de concretagem é necessário para a retirada da forma usada para dar forma à nova coluna.
“Na sequência será executada outra dupla de pilares até que todos estejam implantados e ao final desta etapa começa outra parte fundamental, que é a concretagem das vigas de ligação”, explica Manuela.
O alargamento do viaduto é necessário para a implantação de duas novas estações de ônibus: Tarumã (na parte superior) e Victor Ferreira do Amaral (sob o viaduto). As intervenções incluem também a requalificação de vias do entorno e das praças Cova da Iria e Mauro Ferreira, novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além de novo paisagismo e iluminação.
Os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Requalificação das ruas e desvios
Paralelamente aos trabalhos para ampliar a estrutura acontecem obras nas vias que vão formar as alças de acesso ao viaduto. Após a execução de serviços de drenagem e a implantação dos meios-fios, as equipes atuam no momento na etapa da nova pavimentação e se preparam para iniciar nas próximas semanas a requalificação das calçadas e do paisagismo das ruas Bandeirantes Dias Cortes, Affonso Penna e Nagib Daher.
Para a segunda quinzena de agosto estão programados o início de melhorias na rede de drenagem da Rua Arcésio Guimarães (trecho desde a Rua Nagib Daher até a Rua Monte Castelo), com a implantação de nova tubulação de 1,2m e na requalificação da rua Engenheiro Batista Ribas (trecho entre a Victor Ferreira do Amaral e a Governador Agamenon Magalhães), composta por drenagem, calçadas e pavimentos novos.
Pelo whatsapp da Prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem e seguir as instruções do atendimento automático.
Asfalto Novo
Além das obras previstas no projeto do Complexo Tarumã, a Secretaria Municipal de Obras Públicas executou uma série de outras melhorias nas vias do bairro, a partir do Programa Asfalto Novo, de revitalização da malha viária da cidade. Foi realizada a manutenção do pavimento em 11 vias, assegurando 4.169 metros de asfalto novo para melhorar os caminhos de quem circula pela região.