Serviços odontológicos são oferecidos por meio do Programa Brasil Sorridente

Serviços odontológicos são oferecidos por meio do Programa Brasil Sorridente

Brasil Sorridente
Em Pinhais, entre os procedimentos atendidos estão as cirurgias orais menores, cirurgias de terceiros molares, periodontia e endodontia em clínicas conveniadas

Por meio do Programa Brasil Sorridente, a Prefeitura de Pinhais realiza serviços especializados em odontologia. Entre os procedimentos atendidos estão: cirurgias orais menores, cirurgias de terceiros molares, periodontia e endodontia em clínicas conveniadas. O principal objetivo da iniciativa é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos.

De acordo com a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho, ao reunir ações em saúde bucal voltadas para os cidadãos de todas as idades, há a ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são a reorganização da atenção básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, considerando que as unidades são a porta de entrada para o atendimento odontológico”, afirma.

“São feitas restaurações, exodontias, atendimento de urgências e emergências, profilaxias, prevenção, entre outros procedimentos. No município, por meio do programa, foram compostas equipes de saúde bucal com profissionais trabalhando com o dobro de carga horária (de 20 para 40 horas) e cinco unidades tiveram o horário ampliado de atendimento nesta área até 19h. Também são realizadas ações de prevenção nas escolas”, explica Tadeu Roger Junior Volski, do Núcleo Técnico de Odontologia.

A diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Viviane Maysa Tomazoni, ressalta que as rotinas das unidades foram incrementadas pelo programa. “O Brasil Sorridente expandiu o acesso, disponibilizando mais profissionais e ampliando a cobertura de atendimento. O financiamento é tripartite e o município recebe um incentivo do Governo Federal, mas a maior parte do investimento é municipal”, comenta.

Faz parte também do programa o Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). O local propicia a realização de pontes móveis e de próteses totais, as chamadas dentaduras. Este tipo de serviço foi iniciado no mês de maio do ano passado.

Para buscar atendimento, a orientação é que o usuário compareça na unidade, portando documentos pessoais e comprovante de residência para cadastro. Lembrando que os atendimentos de saúde bucal são ofertados nas USFs: Ana Nery, Jardim Karla, Maria Antonieta, Perdizes, Tarumã, Tebas, Vargem Grande, Vila Amélia e Weissópolis.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress