A Praça 29 de Março e as equinas da Brigadeiro Franco com Martim Afonso, nas Mercês, ganharam, no dia 17 de julho, segunda-feira, os novos modelos de placas de nomenclatura de ruas que estão em implantação na cidade. As novas placas, com letras refletivas e fonte de tamanho maior, foram mostradas pelo prefeito Rafael Greca, durante os eventos de lançamento das bicicletas compartilhadas, que entraram em operação, e de apresentação do novo modelo de ônibus elétricos, da fabricante Eletra, que passa a ser testado na cidade.
“A renovação das placas de Curitiba faz parte da urbanidade. Toda cidade civilizada tem nomes de ruas visíveis. Estamos substituindo a sinalização de nomenclatura de ruas por placas refletivas. A ideia é que as nove mil ruas de Curitiba tenham nome, números e sejam identificadas facilmente pelos correios e pelas pessoas que circulam pelas vias de nossa cidade”.
É a primeira renovação do sistema de identificação de vias de Curitiba em 26 anos. O projeto que define o modelo de placas padrão da cidade, com fundo azul e letras brancas, data de 1997.
Seguindo modelo definido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), as placas têm mantida a base azul royal (Pantone 286C) e os nomes de ruas em letras brancas. As fontes Arial Rounded MT agora são refletivas e com tamanho aumentado de 45mm para 52mm.
Georreferenciadas
Nesta primeira fase, estão sendo implantadas 3.179 placas de nomenclatura em cruzamentos dos principais eixos de circulação viária da cidade. A implantação está sendo feita pela empresa MM2, contratada via pregão eletrônico, com fiscalização pela Setran, que gerencia o contrato. No total, o contrato prevê, ao longo de dois anos, a implantação de 52.347 placas, das quais 51.112 em postes da Copel e 1.235 em postes de semáforos.
As novas placas são mapeadas por suas coordenadas geográficas. As informações com imagens, data de instalação e tipos de placas, repassadas pela empresa, irão compor um mapa georreferenciado a ser produzido pelo Ippuc.
Manutenção
Os espaços para publicidade junto a placas de nomenclatura de ruas estão previstos como parte de um contrato de concessão dos serviços cujo edital de licitação, ainda em fase de elaboração, deve ser lançado até o fim deste ano pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). Na futura concessão, a manutenção de todo o enxoval de placas de ruas de cidade será condicionante para exploração de publicidade.