Truco! No dia 15, sábado), a quadra do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) recebeu 48 truqueiros, que disputaram o 3º Torneio de Truco de Pinhais. O município conheceu os novos campeões da modalidade após uma tarde de jogos entre as duplas. Reunindo jovens, idosos, homens e mulheres, o evento foi promovido pelo Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), que abriu à participação de moradores a partir dos 16 anos de idade.
Hugo da Silva Araújo e o irmão gêmeo, Igor, têm 38 anos de vida e de truco: “Desde a barriga da minha mãe. A mentira já começou”, brinca Hugo. “Eu jogo pela festa, pela diversão, para fazer amigos”. Igor concorda: “Não é só ganhar troféu. Você faz bastante amizade, acho que é o maior prêmio”, sinaliza.
Por falar em sinal, Aline Ribeiro de Souza foi uma das quatro mulheres participantes desta edição do torneio, e jogou com o filho, Alexandre, com quem manteve os sinais durante as partidas. “Já participo desde o primeiro torneio, acho que a mulher está com força em todas as áreas, mas precisam participar mais ainda. Hoje estou dando exemplo para a filha, Adriele, e venho jogar com o meu filho. Eu acho muito bacana, é uma diversão, além de ser um esporte também, estamos em família, nos divertindo”, comenta.
Para o diretor de Esportes, Netão, a iniciativa tem o objetivo de promover o acesso e a união de diferentes gerações por meio da prática desta modalidade. “A nossa ideia é ir além das modalidades convencionais e o truco é um esporte muito popular no Brasil. O truco é um esporte muito democrático, temos participantes desde os 16 anos de idade e senhores com 70, 80 anos que estão por aqui, então a gente acredita que através desses esportes, trazendo qualidade de vida, lazer e inclusão, a gente consegue abranger a população de uma forma geral”, destacou Netão.
A competição de Pinhais é realizada em parceria com a Federação Paranaense de Truco (FPRT), que supervisiona e conduz a arbitragem dos jogos. A presidente da FPRT, Dione Ferreira, explica que essa é uma preliminar do campeonato paranaense, que acontece há 32 anos: “São em torneios assim, como o de Pinhais, que surgem as equipes que participam do campeonato paranaense, disputado por equipes de 10 a 14 jogadores. Utilizamos a mesma base do futebol para organizar as instituições. Atualmente temos 1.079 federados.”
Também prestigiaram o evento a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e os vereadores Binga e Carlinhos do Eliza.