Começou no dia 12, quarta-feira, o 2º Encontro do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, promovido pelo Conselho Tutelar de Pinhais, em parceria com a Secretaria Municipal de Administração (Semad). Em dois dias de atividades no auditório do Cenforpe, o objetivo do evento é ampliar a discussão e capacitar toda a equipe multiprofissional no município e região sobre os temas relacionados ao enfrentamento dos casos de violação de direitos da criança e do adolescente.
O primeiro dia dos trabalhos contou com a apresentação musical e teatral dos jovens do Instituto João Ferraz de Campos. Também estiveram presentes na abertura, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, o secretário de Governo, Márcio Mainardes, a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, a presidente do Conselho Tutelar de Pinhais, Rubia Carla Madureira, o vereador Arnaldo do Vizinho Solidário e a Dra. Tarcila Santos Teixeira, da Promotoria de Infrações Penais contra Criança e Adolescente de Curitiba.
Palestras e debates
Reunindo conselheiros e agentes de Pinhais e outros municípios, como Curitiba, Campina Grande do Sul e Piraquara, o encontro proporciona a troca de experiências e fortalecimentos das redes de proteção, em uma programação de palestras e debates. A primeira delas foi com a Dra. Tarcila Santos Teixeira, representante do Ministério Público do Paraná, que falou sobre a atuação da rede de proteção no enfrentamento de violências.
“É uma honra para o MP-PR estar dividindo esse espaço de discussão, de aprendizado, com todos vocês, e um prazer pessoal para mim, que gosto muito de estar entre meus pares, colegas de trabalho. Essa é uma luta que não se trava sozinha, precisamos nos integrar, nos ajudar, nos apoiar, e é esse o objetivo da minha vinda à Pinhais, sempre no sentido de construir algo juntos – certamente, iremos muito mais longe do que sozinhos, essa é a ideia do trabalho em rede”, enfatiza a promotora.
Representando a secretaria de Administração, o secretário de Governo, Márcio Mainardes, destacou que “o encontro demonstra o porquê de nos sentirmos seguros com as nossas crianças em Pinhais”.
A presidente do Conselho Tutelar de Pinhais, Rubia Carla Madureira, agradeceu a presença de todos os profissionais e destacou que: “O Conselho Tutelar tem um importante papel na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, como articular, junto às políticas públicas, à sociedade, à equipe multiprofissional, então é muito importante o que vamos fazer aqui. São dois dias de muito aprendizado.”
Fazer e Cuidar
Encerrando as falas iniciais do evento, a prefeita Rosa Maria enalteceu a iniciativa do encontro. “Temos em Pinhais a alegria de termos construído a muitas mãos o Protocolo de Rede de Proteção da Família. Uma sociedade é mais justa, mais igualitária, quando as crianças, adolescentes, as pessoas mais vulneráveis são o centro das nossas ações, do nosso trabalho. Nosso lema é fazer e cuidar e, precisamos mesmo, de forma articulada, cuidar dos nossos meninos e meninas. Que eles sejam felizes, que tenham perspectiva de futuro. Que esse evento seja de muita troca de conhecimento, de ressignificação de saberes”, finalizou.