Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Ação Social, Família e Cultura realizam conferência

Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Ação Social, Família e Cultura realizam conferência

A Conferência teve como tema central a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.

APrefeitura de Campina Grande do Sul realizou na tarde do dia 6, quinta-feira, no Teatro José Carlos Zanlorenzi, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pelo CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) com participação da Secretaria de Ação Social, Família e Cultura. A Conferência teve como tema central a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”. O tema destacou as grandes mudanças que a sociedade e o país atravessam nos últimos anos.

As Conferências Municipais têm por objetivo analisar propor e deliberar, por meio da avaliação local, sobre as políticas públicas da assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social).

Presenças ilustres

Participaram da solenidade de abertura, o prefeito Bihl Zanetti, a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marlova Elizabete Silveira, a secretária de Ação Social, Família e Cultura, Vanesa Dal Ponte, o vereador Anderson de Jesus Cardoso, a srª Luzia Kubica, representante dos usuários do SUAS e a srª Rosângela Prestes de Miranda, representante das entidades da política do SUAS.

A secretária Vanessa Dal Ponte falou sobre a importância da participação popular para debater as políticas públicas a partir dos eixos discutidos durante a Conferência. “É de suma importância que a participação popular seja efetiva para que a partir das discussões e definições, possamos garantir a proteção social dos usuários do sistema”, disse a secretária.

Ação Social

O prefeito Bihl Zanetti falou sobre o trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Ação Social e colocou-se à disposição para atender as demandas do Conselho. Ele também destacou a participação popular para fortalecimento do SUAS. “O SUAS que queremos só será possível se pudermos de fato construir políticas públicas que possam atender aos usuários e aprimorar o desenvolvimento social de forma integrada aos outros segmentos da sociedade, como a economia, trabalho e renda, cultura e educação, e assim melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu o prefeito.

Após a leitura, votação do regimento interno e dos pronunciamentos das autoridades, foi apresentada palestra magna com o tema da Conferência pelo professor Uilson José Gonçalves Araújo, especialista em Gestão de Políticas Sociais e Gestão de Projetos Sociais.

Durante os trabalhos realizados, houve ainda a aprovação das propostas dos eixos temáticos, eleição dos Conselheiros Governamentais e da Sociedade Civil Organizada que irão compor o CMAS para o biênio 2023-2025, bem como do Delegado municipal que participará da próxima Conferência Estadual de Assistência Social nos dias 03, 04 e 05 de Outubro.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress