Comunidade elege representantes no 1º Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais

Comunidade elege representantes no 1º Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais

1º Fórum Municipal dos Direitos da Mulher
Evento realizado no dia 5, na Secretaria de Educação, teve como objetivo eleger entidades e representantes não governamentais para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais

Foi realizado no dia 5, quarta-feira, o 1º Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais, na Secretaria Municipal de Educação. O encontro teve como objetivo eleger entidades e representantes não governamentais para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais – Gestão 2023/2025. O evento reuniu cerca de 100 pessoas no auditório, entre membros da sociedade civil organizada e agentes governamentais.

Também participaram do evento a prefeita Rosa Maria, a secretária municipal de Assistência Social, Rosangela Batista, e de Educação, Andrea Franceschini; a vereadora Jane Carteira; e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais, Nair da Silva.

Na abertura do evento, Rosangela Batista citou o Centro de Referência Maria da Penha (CRMP), que possui várias frentes de trabalho, tais como acolhimento, recâmbio e diversos projetos direcionados à mulher em situação de violência.

A vice-presidente do Conselho ressaltou que: “Este primeiro mandato foi um trabalho de traçar as linhas mestras, atuando em todas as comissões e na construção do plano municipal da mulher.”

A prefeita Rosa Maria reforçou que a mulher precisa ser atendida em todas as frentes possíveis. “A mulher centraliza toda a sua família, ela tem essa capacidade, então essa mulher que articula no seu local de vivência, ela precisa estar em uma rede de proteção. Da mulher que sofre violência, à menina lá no Cmei. A política para as mulheres também precisa se dar pela educação”, declarou.

Após a leitura do regimento interno e falas das autoridades, uma palestra magna com o tema “Política Pública para Mulheres” foi apresentada pela professora Roseni Ines Marconato Souza, graduada em Serviço Social, mestre em Educação, doutora em Ciências Sociais Aplicadas, professora titular adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa e coordenadora do NUMAPE (Núcleo Maria da Penha) de Ponta Grossa.

No I Fórum Municipal dos Direitos da Mulher de Pinhais foram eleitas oito representantes da sociedade civil organizada (titulares e suplentes) e apresentadas as oito representantes governamentais indicadas pelas Secretarias Municipais.

As entidades não governamentais eleitas são: AMMA – Associação Mulheres e Meio Ambiente; APP Sindicato – Núcleo Sindical Metronorte; FAPI – Faculdade de Pinhais; FPEDER – Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Município de Pinhais; Marcha Mundial das Mulheres/PR; RMN – Rede de Mulheres Negras do Paraná; SINDEDUC – Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública no Município de Pinhais; e União das Mulheres de Pinhais.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress