Na última semana, o Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) recebeu as cerimônias de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A ação é conduzida na Rede Municipal de Ensino por meio da parceria entre a Secretaria de Educação e a Polícia Militar do Paraná.
As formaturas reuniram, em duas noites, familiares, professores e alunos do 5º ano das Escolas Municipais Aroldo de Freitas, Clementina Cruz, João Leal, João Leopoldo Jacomel e Professora Thereza Corrêa Machado.
Fabiana Florentino, moradora do bairro Emiliano Perneta, esteve presente para prestigiar a filha de 10 anos, aluna da Escola Municipal Aroldo de Freitas. “Conheci o Proerd neste ano pelo que minha filha, Paula Eduarda, contava sobre as aulas. Ela chegava em casa e fazíamos pesquisas para as tarefas. Achei bem legal a proposta de produção de textos sobre temas relevantes para a idade dela. Fiquei muito feliz com a participação dela e ela mais ainda, chegava sempre empolgada”, conta a mãe.
Para a aluna da Escola Municipal Clementina Cruz, Nicoly Isabele Brandão da Silva, de 10 anos, participar do Proerd foi uma experiência marcante. “Eu gostei muito porque aprendemos a ser confiantes, aprendemos a dizer não ao bullying, foi muito legal. Com certeza é uma coisa que eu vou levar pra minha vida toda”, comenta.
Ocupar o tempo
De acordo com a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, é necessário ocupar o tempo com coisas boas, pois quando isso ocorre não sobra espaço para as coisas ruins. “Parabéns meninos e meninas por esse momento. Sei que vocês aprenderam muito com o Proerd e que levarão o que aprenderam para a vida de vocês e como família temos o dever de manter esses ensinamentos vivos. Grande parte da violência tem origem nas drogas e isso é muito triste. Por isso devemos incentivar práticas saudáveis e que conscientize as pessoas sobre os malefícios do envolvimento com as drogas”, ressalta.
Ensinamentos
Segundo a secretária de Educação, Andrea Franceschini, os ensinamentos repassados serão aplicados na vida dos estudantes de forma efetiva. “Nós somos reflexo daquilo que decidimos, portanto tudo que eu for decidir terá uma consequência. Por isso, devemos pensar muito antes de tomar uma decisão. Temos que estar no caminho do bem e para isso devo me manter longe das drogas, ser solidário com meu colega, ser um bom filho, um bom estudante. E essa conduta vocês vão levar para a vida toda”, afirma.
Compartilhar conhecimento
O sargento Rogério Dias, responsável pelas aulas do Proerd nas escolas, salientou a satisfação que tem ao realizar este tipo de trabalho. “Tenho amor por estar na sala de aula com os alunos compartilhando nosso conhecimento sobre prevenção à droga, à violência, ao bullying. Falamos muito sobre o respeito que devemos ter com os pais, colegas, professores, entre outros assuntos. Portanto, pais, cobrem deles essa postura. Mas, mais do que cobrar, é preciso que saibamos dar exemplo. Afinal de contas, vocês são os super-heróis deles”, ressalta.
A apresentação das formaturas esteve por conta do Palhaço Azedo e do sargento Dirlei. Também estiveram presentes o major Neppel, o tenente Moraes e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Fernando Santos.