Guarda Municipal registra queda nos casos de pichação em Curitiba

Guarda Municipal registra queda nos casos de pichação em Curitiba

casos de pichação
Essa redução é resultado do trabalho da Guarda Municipal de Curitiba aliado ao sistema de monitoramento da Muralha Digital

Em 2023, a cidade de Curitiba apresentou redução nos casos de pichação registrados pela Guarda Municipal. Até abril deste ano, 71 ocorrências foram registradas pelo órgão. Em 2022, no mesmo período, esse número foi de 109. Ou seja, houve redução de 34,86% nas ocorrências de um ano para o outro.

Essa redução é resultado do trabalho da Guarda Municipal de Curitiba aliado ao sistema de monitoramento da Muralha Digital e o repasse de informações por parte da população. No ano passado, até abril, 40 ocorrências de pichação terminaram em prisões ou apreensões. Em 2023, foram 13 prisões.

“Avançamos em tecnologia com a instalação de novas câmeras da Muralha Digital em pontos estratégicos e ampliamos nosso policiamento preventivo”, disse o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Hoje, a Muralha Digital conta com 1,9 mil câmeras instaladas nos principais pontos da cidade. As imagens são monitoradas 24 horas por dia por guardas municipais que integram o Centro de Controle Operacional (CCO).

Além do encaminhamento à autoridade policial, o crime pode resultar em multa de R$ 5.215,50, no caso de pichações em patrimônio particular, e de R$ 10.431, em casos de patrimônio público, conforme prevê a lei municipal nº 15.089/2017.

Programa Rosto da Cidade

Aliado à prevenção e ao policiamento ostensivo, há também o programa Rosto da Cidade, que promove limpeza, pintura e aplicação de resina antipichação em fachadas de imóveis históricos da cidade.

O programa ainda inclui planos de iluminação pública, segurança, acessibilidade e mobilidade na região central de Curitiba – o que colabora não só com a estética dos locais, mas com a segurança dos frequentadores.

Desde que foi iniciado até março de 2023, o programa já foi responsável pela pintura, limpeza e aplicação de resina antipichação em 142 imóveis, sendo 26 públicos e 116 particulares.

Denúncias do cidadão

Para colaborar com a prevenção deste tipo de crime, o cidadão pode fazer a denúncia ao telefone de emergência 153 da Guarda Municipal, que atende 24 horas por dia.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress