sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Com foco na conservação, Colombo cria Rota de Abelhas Sem Ferrão

Com foco na conservação, Colombo cria Rota de Abelhas Sem Ferrão

Rota de Abelhas Sem Ferrão
A iniciativa faz parte do Programa Poliniza Mais Colombo desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente

Organizar um ambiente favorável à presença de polinizadores. Pensando nisso, ocorreu na manhã do dia 5 de junho, segunda-feira, o lançamento do Programa Poliniza Mais Colombo, no Parque Municipal da Uva. A ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, também marca a inauguração da Rota de Abelhas Sem Ferrão – em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

“É um momento muito especial para todos nós. Estamos entregando para toda a nossa população, em especial as nossas crianças, a primeira Rota de Abelhas Sem Ferrão. Todo esse espaço foi pensado e elaborado para oferecer à Educação Ambiental mais aprendizado e conscientização dos futuros cidadãos para com o meio ambiente”, ressaltou o prefeito Helder Lazarotto.

O programa possui ênfase nos polinizadores, responsáveis por mais de 90% das plantas nativas e fundamentais para a produção de alimentos. Para o estudante da Escola Municipal Isolina Ceccon,José Felipe Meireles, de 8 anos de idade, as abelhas são importantes para todas as pessoas. “Eu gosto muito das abelhas porque elas têm mel e fazem bem para a nossa saúde e para o meio ambiente”, disse.

Parque Municipal da Uva

O Parque Municipal da Uva abrigará 25 colônias de abelhas sociais nativas sem ferrão. O meliponário composto pelas espécies de abelhas Guaraipo, Manduri, Mandaçaia, Jataí, Mirim Droryana e Mirim Guaçu, ficaram localizados na pista de caminhada.

A implantação de colmeias como ferramenta de Educação Ambiental revela a importância e os benefícios dos serviços ecossistêmicos prestados pelos insetos. “Além de reintroduzir polinizadores nativos em seus locais de origem, pois muitos deles se encontram ameaçados de extinção”, enfatiza o secretário da pasta, Zé Vicente. Vale lembrar que o projeto surgiu a partir do Programa Poliniza Paraná, do Governo do Estado, e dos Jardins de Mel, da Prefeitura de Curitiba.

Na ocasião, as professoras responsáveis pela Educação Ambiental no município, eram Michelle Mocelin e Dalva Simone Strapasson Dias. Já o CMEI Mundo Mágico realizou uma apresentação cultural.

Presenças ilustres

Além do prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, do vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Alcione, professoras e alunos das Escolas Municipais, ainda participaram do evento o secretário de Meio Ambiente, Zé Vicente; o secretário de Comunicação Social, Onéias Ribeiro; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto; o secretário de Governo, Ademir Garcia; o secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Ratinho Gotardo; o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Plínio Schmidt. Além dos vereadores, Professor Roger, Joel Ribeiro, Doliria Strapasson, Giovani Strapasson.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress