Com o objetivo de ampliar o atendimento à saúde de colaboradoras e colaboradores, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) assinou, no dia 6 de junho, terça-feira, um Termo de Cooperação Técnica com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A parceria visa à realização de atividades no Ambulatório de Saúde do TJPR com a participação de alunas e alunos da área da saúde da universidade.
O supervisor do Centro de Assistência Médica e Social (CAMS), Dr. José Knopfholz, afirmou que, além das mais de 15 mil consultas realizadas por ano, o objetivo é que a unidade se torne um centro de atenção à saúde e à qualidade de vida, atuando na prevenção e na promoção da saúde. Para isso, os acadêmicos irão auxiliar no planejamento e na realização de ações e campanhas.
“A Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUC é hoje a maior escola de saúde da região Sul, e abrimos agora a possibilidade de que os estudantes convivam com os profissionais do Centro Médico do Tribunal e que possam também nos ajudar a pensar, pesquisar e atuar diante das informações que temos acerca da saúde dos servidores e magistrados”, afirmou o supervisor.
Além das ações do CAMS, o objetivo é que os estudantes também participem da elaboração de laudos técnicos e auxiliem o setor de mapeamento de inteligência da saúde do TJPR.
Saúde e bem-estar
Segundo o reitor da universidade, Rogério Renato Mateucci, o convênio permitirá, ainda, que os colaboradores do Tribunal frequentem as clínicas da Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUC, tendo toda a atenção necessária para cuidados que promovem saúde e bem-estar. “Nos sentimos honrados por essa parceria que é expressão de uma justiça marcada pelo cuidado com as pessoas e que prima pela humanidade”, afirmou o reitor.
O presidente da Associação Paranaense de Cultura, irmão Vanderlei Siqueira dos Santos, também ressaltou a importância do convênio entre as instituições. “Temos bastante apreço pela parceria porque os alunos terão a oportunidade de estar em situações do dia a dia, unindo a teoria com a realidade que advém das relações sociais”, afirmou.
Compromisso
Durante a cerimônia de assinatura, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, reafirmou o compromisso da Corte paranaense em ampliar o atendimento a magistrados, servidores e demais colaboradores. “Esse convênio é o início de uma nova era. Vamos agregar a excelência do curso de saúde da PUC para que possamos, juntos, desenvolver projetos de grande significação. Essa parceria será um marco na história do nosso Centro Médico”, afirmou o presidente.