sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pinhais Cidadã levou diversos serviços à comunidade no final de semana

Pinhais Cidadã levou diversos serviços à comunidade no final de semana

Pinhais Cidadã
Parceria entre a Prefeitura de Pinhais e a Polícia Civil promoveu atendimentos como emissão de RG, vacinação, brincadeiras para as crianças, entre outras atividades

“Eu vim fazer a segunda via da identidade, aproveitei para fazer o teste rápido e pra tomar a vacina que faltava. Ajuda bastante, pela identidade eu teria que pagar e correr atrás, então fui no Cras e foi bem rápido, e fui bem atendida aqui também. Então, é importante porque muita gente não tem as informações corretas. Achei a ação bem importante para a população, porque tem muita gente que não tem essas informações básicas”, relatou Lucimar Marcelina dos Santos, de 37 anos, moradora há 25 do Jardim Karla, onde aconteceu a primeira edição do Pinhais Cidadã.

Assim como a Lucimar, centenas de pessoas aproveitaram o sábado (20) e domingo (21) para buscar atendimentos no primeiro dia do programa. Lançado pela Prefeitura de Pinhais, em parceria com a Polícia Civil, a iniciativa leva diversos serviços à comunidade aos finais de semana. A edição de estreia foi realizada no bairro Jardim Karla, na Escola Municipal Lírio Jacomel. Além dos serviços de emissão de RG, Assistência Social, Saúde, Trânsito e Desenvolvimento Econômico, as famílias puderam aproveitar as atividades da Rua da Cultura com as crianças.

Um dos serviços mais procurados foi a emissão de RG. Mais de 400 pessoas puderam realizar o procedimento junto às equipes do Posto de Identificação de Pinhais e do Instituto de Identificação do Paraná. A Polícia Civil também disponibilizou a Delegacia Móvel durante o evento e promoveu uma exposição lúdica para demonstrar o trabalho pericial que envolve as impressões digitais.

“Temos alguns elementos para as crianças aprenderem como é formada a impressão digital, como é feito esse confronto das impressões e com isso elas já vão aprendendo que não existe uma impressão digital igual para duas pessoas”, explica o policial civil papiloscopista Leandro Larger.

A variedade de serviços começou desde a entrada da escola, com sala de vacinação antirrábica para cães e gatos e a Central de Vagas da Secretaria de Educação (Semed) para o cadastro de crianças na Educação Infantil e Integral. Adentrando o corredor, as equipes da Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset) ofereciam orientações sobre multas e educação de trânsito, onde um óculos de realidade virtual foi disponibilizado para jogos educativos.

Vacinação e teste rápido

As equipes de saúde também realizaram testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além da sala de vacinação que recebeu grande fluxo de pessoas. Entre elas, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, que recebeu o imunizante contra gripe. “Eu sempre tomo as vacinas. Ando com minha carteirinha na bolsa. Então, quando eu tenho a oportunidade de tomar alguma vacina que já está faltando, eu tomo. A ciência está a favor da gente, protegendo nossa saúde. Temos doenças voltando, como a paralisia infantil que estava erradicada em nosso país, então é muito importante reforçar a vacinação, que é saúde, é vida”, aconselhou.

Assistência judiciária e cidadania

A Assistência Social ainda esteve presente com atendimentos sobre Cadastro Único e Programa Leite das Crianças. O Departamento de Assistência Judiciária e Cidadania (DEAJC) também prestou serviços na área de direito da família e outras situações legais. “A ideia é integrar a pessoa no seu bairro e já resolver o problema dela de forma mais ágil. O atendimento é integral para dar entrada nas ações ou, também, para tirar dúvidas em diferentes matérias, como questões trabalhistas, criminais, e não somente das famílias”, afirma a diretora do DEAJC, Gisele Cassano.

Agência do Trabalhador

Para quem estava a procura de emprego ou qualificação profissional, a Agência do Trabalhador esteve presente com seus servidores. Além de informações sobre os cursos gratuitos do programa Capacita Pinhais, e consulta sobre vagas abertas no município, as equipes orientaram a população sobre a Carteira de Trabalho Digital.

Saúde mental e combate à dengue

O catálogo de atendimentos ainda se estendeu para o pátio da escola, com estandes sobre Saúde Mental, Caps 2, Caps AD e Centro Municipal de Especialidades. Uma série de informativos foram entregues a interessados por meio dos servidores que orientam sobre os tratamentos disponíveis. Ao lado, a equipe de Vigilância em Saúde Ambiental reforçou orientações sobre dengue com materiais interativos.

Rua da Cultura

O Pinhais Cidadã ainda abarcou a Rua da Cultura, desenvolvida pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel). Na quadra da Escola Municipal Lírio Jacomel, a criançada pôde participar de atividades de pintura, desenho, leitura e brincadeiras com brinquedos infláveis. Uma novidade, já levada na edição anterior, é o jogo cultural que trabalha os pontos turísticos da cidade.

“Viemos fazer a carteira de identidade da minha esposa e dos meus dois filhos, a família inteira. Os três também vieram para brincar. É importante porque não precisa ir longe para fazer o que eles estão fazendo agora, o RG e brincar. Essa questão de ser no sábado também é bom, porque dia de semana é mais ‘correria’, eles têm aula, então não precisam faltar no colégio”, apontou o morador Michael de Morais, de 32 anos.

Parceria pela comunidade

No início das atividades durante o sábado (20), a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, e João Mário Góes, representante da Polícia Civil do Paraná, enalteceram a iniciativa e reforçaram o compromisso de levar os atendimentos diretamente à população.

“Este evento veio para que a Polícia Civil consiga levar os seus serviços aonde a população mais precisa. Quero parabenizar a prefeita e equipe por essa ideia tão maravilhosa que é o Pinhais Cidadã, vindo ao encontro com a PCPR na Comunidade também”, afirmou Góes.

A prefeita Rosa Maria enfatizou a importância do cuidado das pessoas. “Pinhais Cidadã é uma prefeitura bem pertinho das pessoas. É governar ouvindo as pessoas, estando perto delas. São as pessoas que de fato sabem da sua necessidade, e quando nós conseguimos ir aonde as pessoas estão é um ganho, é revolução. Estamos sempre buscando sermos criativos com nossos secretários e secretárias e os nossos servidores para melhor atender a população. É um trabalho integrado e comprometido, voltado para as pessoas”, declarou Rosa Maria.

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