sábado, 21 de setembro de 2024
Do Bairro Novo ao Boa Vista, comunidades comparecem às reuniões do Fala Curitiba

Do Bairro Novo ao Boa Vista, comunidades comparecem às reuniões do Fala Curitiba

Fala Curitiba
Até 7 de junho serão realizadas 29 reuniões presenciais, em que os moradores das diferentes regiões da cidade detalharão para a Prefeitura as ações que pretendem ver realizadas com recursos da LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2024

Começou no dia 15, segunda-feira, pelas regionais Bairro Novo e Boa Vista, a fase das reuniões presenciais da consulta pública anual Fala Curitiba. O vice-prefeito de Curitiba e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, representou o prefeito Rafael Greca e abriu o evento realizado no bairro Umbará, que reuniu 156 pessoas.

Até 7 de junho, serão realizadas 29 reuniões presenciais, em que os moradores das diferentes regiões da cidade detalharão para a Prefeitura as ações que pretendem ver realizadas com recursos da LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2024. Serão acolhidos por ela as dez ações mais votadas pelas comunidades de cada região, totalizando 100 demandas.

Exercício de cidadania

“É muito bom testemunhar o crescimento dos bairros, que são os lugares que a gente escolhe para morar e empreender com segurança, principalmente quando as comunidades participam desse processo com o poder público. A Prefeitura está nas Regionais para escutar as demandas da população, conforme o prefeito Rafael Greca faz desde o início da sua gestão, lá em 2017”, disse Pimentel.

Ele abriu o evento fazendo um apanhado das ações da Prefeitura programadas para serem executadas na área. Entre elas, asfalto novo para 11 ruas e a nova quadra esportiva para a Escola Municipal Carmem Salomão Teixeira, que está em andamento.

Na Regional Bairro Novo, a população se reuniu em nove grupos temáticos – cada um relacionado a uma área da administração municipal. Na Boa Vista, foram oito. Em ambas, os setores mais demandados foram Obras Públicas, com pavimentação e drenagem, e Habitação.

Juntos e organizados

A família de Eronita e José Fernando Cardoso fez parte do grupo de vizinhos interessados em pedir melhorias para a Rua Expedicionário Otávio Zonta. Além deles, estavam na reunião dois filhos residentes na via e dois netos.

Até o menor deles, Davi, com 6 anos, sabia o teor do pedido para a Prefeitura: “Afauto”, informou, referindo-se ao asfaltamento da rua onde mora. “Quando chove fica bem difícil transitar por lá. Estamos com muita esperança que vamos ter asfalto”, relatou Eronita.

Marilda de Fátima Domiciano e seu filho Willian Tustanovski faziam parte do grupo interessado na regularização fundiária dos terrenos integrantes de uma área chamada Moradias Gabardo, no Umbará. “A gente comprou, mas ainda precisamos resolver algumas pendências antes de pedir as melhorias”, contou o rapaz, que mora com a mãe no Pinheirinho.

Coletividade

“Os cidadãos estão entendendo a força da coletividade, de se organizar em grupos para reforçar a demanda comum da sua comunidade, o que é muito saudável”, observou o presidente do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), Alexandre Matschinske. O Imap é órgão que coordena e acompanha a implementação do Fala Curitiba.

Também participaram da reunião os secretários municipais da Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, e da Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; os vereadores Mauro Bobato e Herivelto Oliveira; e o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Bonfim.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress