Na tarde do dia 15, segunda-feira, a Prefeitura de Pinhais promoveu a cerimônia de inauguração do maior Centro Municipal de Educação Infantil da cidade. O Cmei Vinícius de Moraes tem capacidade para atender 400 crianças entre 0 e 4 anos e está localizado na Rua Rio Iguaçu, no bairro Weissópolis.
Várias novidades
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, afirma que a estrutura do novo Cmei tem várias novidades em termos de otimização da utilização dos espaços. “Em 2012, eu era secretária de Educação e naquela época adquirimos esse terreno. E hoje, 11 anos depois, estamos, aqui, entregando esta unidade totalmente moderna que atenderá de maneira mais satisfatória nossas crianças. Isso é compromisso com a cidade e com as pessoas que aqui vivem”, destaca.
De acordo com a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a nova metodologia de construções, adotada no município, prevê o atendimento das crianças desde o berçário. “Neste local, o número de crianças atendidas mais que dobrou. Além disso, a estrutura é adaptada para a faixa etária aqui atendida. E isso coopera, e muito, com a qualidade dos serviços prestados para as crianças e famílias”, explica Andrea.
Para a diretora da unidade, Gisele Aparecida de Oliveira Targino, é importante ter um espaço adequado para atender os alunos. “Estamos muito felizes com essa entrega. Ficamos na expectativa de voltarmos para esse local. E agora, com tudo novo, eu só tenho a agradecer a todos os envolvidos, em especial a equipe que aqui atua, obrigada”, comemora.
Motivo de orgulho
Presente na cerimônia, o ex-prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, ressalta a necessidade de ampliação no atendimento. “Pinhais não para nunca, está sempre avançando e isso é motivo de muito orgulho para todos nós. Quando assumimos a Prefeitura, em 2009, muitas crianças não tinham vaga na Educação Infantil. Com o desenvolvimento da cidade, essa demanda foi crescendo e a gestão atual fez essa previsão. Deste modo, procura entregar para a população unidades que atendam cada vez mais alunos”, afirma.
Comprometimento
O presidente da Câmara de Pinhais, vereador Marcinho, parabenizou o trabalho da Secretaria de Educação de Pinhais. “Sabemos o quanto as equipes da prefeitura trabalham e em especial os servidores da Educação. Não adianta votarmos os projetos na Câmara se não houver profissionais comprometidos para colocá-los em prática. Aqui sabemos que as coisas acontecem pelo comprometimento dos envolvidos”, salienta Marcinho.
Outras autoridades
Também estiveram presentes na inauguração as secretárias municipais de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte; de Meio Ambiente, Rosana Boeira Iheu; os secretários municipais de Governo, Marcio Mainardes; Segurança e Trânsito, Anderson Mendes de Araújo; de Administração, Vinícius Martins; de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedrosa; de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro; de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima; o procurador Geral do Município, Edson Galdino; os vereadores Jane Carteira, Arnaldo do Vizinho Solidário, Fabrício Souza, Fernando Santos, Filho, Polaco do Pérola e Tomé; representantes do Sindeduc Pinhais e o Mister Melhor Idade, Francisco Conte.
Estrutura
O novo Cmei conta com 2.300m² de área construída; são dois pavimentos com espaços para salas de aula, área administrativa, área pedagógica, lactário, refeitório e cozinha. O diferencial desta unidade são as salas de aula com acesso direto aos banheiros, gerando maior mobilidade de atendimento às crianças. Os sanitários são adaptados de acordo com a faixa etária de cada turma.
Além disso, quatro salas contam com solários, além de parquinho e pátio interno coberto. Todas as salas e ambientes contam com acessibilidade, inclusive uma plataforma elevatória que dá acesso entre os pisos. A primeira unidade foi inaugurada no ano de 2012 e atendia 149 crianças. A partir da nova unidade, a capacidade de atendimento passa a ser de 400 crianças, do berçário ao infantil 4.
Outras quatro unidades educacionais estão em obras, são elas: Escolas Municipais Poty Lazzarotto e Maria Capellari; Cmeis Monteiro Lobato e Rosi Galvão.