Neste mês, os Agentes de Cidadania do Centro da Juventude de Pinhais receberam uma capacitação especialmente desenvolvida para eles pelos profissionais do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas), que abordou os temas Saúde Mental e Rede de Atenção Psicossocial e Protagonismo em Atividades de Promoção à Saúde, além de diversos workshops de música, artesanato e expressão corporal.
“O objetivo do programa Agentes de Cidadania abre espaço para que o tema Saúde Mental venha ser difundido de forma transversal de jovem para jovem, sendo na forma como eles se expressam, interagem e se relacionam, o espaço favorável para que haja o processo de entendimento/compreensão de cuidados em saúde mental. Pensando além, possibilita a formação de uma futura população adulta consciente e responsável sobre o tema”, explica Daniel José da Silva Moreira, Assistente Social no Caps AD.
Para Bruno Ricardo de Souza Coelho, técnico de referência do Programa Agentes de Cidadania, “a articulação dos serviços da rede é uma oportunidade ímpar de enriquecer os encontros de formação dos agentes de cidadania, pois eles têm, assim, a possibilidade de imergir em conhecimentos e vivências que deverão fazer parte de suas vidas por muito tempo e que serão de grande valia para a aplicação em cada um dos projetos nos quais eles são protagonistas no Centro da Juventude”.
Programa Agentes de Cidadania
O projeto “Bolsa Auxílio – Agentes de Cidadania para adolescentes dos Centros da Juventude” é executado pela equipe do Centro da Juventude em parceria com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), e prevê o pagamento de uma bolsa auxílio no valor de R$ 306 para jovens na faixa etária entre 14 a 24 anos para realizar 40 horas mensais de atividades que incentivem o protagonismo juvenil, como potencial de tornar a vivência de adolescentes e jovens mais frutífera tanto para si mesmo como para a sociedade em geral, por meio de ações baseadas nos eixos: Formação, Convivência e Cidadania.
Para participar do programa, o adolescente ou jovem elabora, com auxílio do técnico de referência do programa, projeto que será submetido à aprovação de comissão municipal criada para este fim. Durante a execução do projeto, os participantes são acompanhados e supervisionados pelo técnico responsável, e participam de encontros mensais de formação.
O Centro da Juventude de Pinhais é administrado pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e está localizado na Rua Ataulfo Alves, esquina com a Rua João Mendes Batista, no bairro Maria Antonieta. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Contato pelo telefone e WhatsApp (41) 99237-4054. Mais informações pelo site https://centrodajuventude.pinhais.pr.gov.br/
Caps Ad
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) oferecem diversos tipos de atividades terapêuticas, como por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar. Os atendimentos terapêuticos são realizados por uma equipe de profissionais: assistente social, profissionais de enfermagem, médicos, psicólogos, terapeuta ocupacional, residentes e instrutores de oficina.
O Centro de Atenção Psicossocial Transtornos Mentais e Álcool e Outras Drogas realiza atendimento com equipe multiprofissional, para pessoas acima de 12 anos.
Endereço: Rua Antônio Andrade, 153. Telefones: (41) 99206-4056 e (41) 99108-2559.