A Assembleia Legislativa do Paraná recebeu o lançamento do Programa de Apoio à Higiene Íntima de Crianças e Adolescentes. Com investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa irá entregar produtos ao público em situação de vulnerabilidades social, que passam a ter acesso a fraldas, absorventes e produtos higiênicos complementares.
A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF) e o evento foi proposto pelo deputado Hussein Bakri (PSD). “Uma iniciativa importantíssima, ajudando crianças, adolescentes e famílias que precisam em todo o estado”, exaltou o parlamentar.
Fundo Estadual
Os recursos usados no programa são do Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA), aportados pelas empresas Sanepar e Copel, por meio de doação de imposto de renda, podendo atender os 399 municípios do Paraná.
“Esse tema da pobreza menstrual é desconhecido para muitas pessoas, e falo por mim. Porque antes de o assunto vir para Assembleia, não se falava tanto sobre esse problema da sociedade, que é tão presente na vida das mulheres, especialmente das mulheres carentes. Vemos que esse assunto tem crescido e ainda bem que as coisas estão acontecendo, com ações beneficiando tantas mulheres e jovens”, afirmou o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e da Pessoa com Deficiência (CRIA), o deputado Evandro Araújo (PDS).
Importância do Programa
À frente da Procuradoria da Mulher na Assembleia, a deputada Cloara Pinheiro (PSD) ressaltou a importância do programa. “Uma das demandas frequentes nas agora 114 procuradorias espalhadas pelo Estado é exatamente por produtos de higiene, como absorventes”.
“A maior ‘obra’ que se pode inaugurar é fazer a diferença na vida das pessoas, é o legado que podemos deixar, como deputados, secretários e técnicos que estão aqui para ajudar as prefeituras, muitas delas sem a capacidade de atender a todos”, disse o deputado Moacyr Fadel (PSD).
“A população espera que a classe política trabalhe principalmente por aqueles que mais precisam, os mais injustiçados, aqueles que vivem muitas vezes em pobreza extrema, abandonados. Nosso papel é buscar uma forma para poder dar dignidade e respeito à população”, acrescentou o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD).
O deputado Anibelli Neto (MDB) elogiou a equipe da SEDEF. “Pessoas comprometidas com esse ideal, pessoas que vestem a camisa e ajudam esse governo a fazer a diferença”.
Dignidade
A primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, avaliou que o projeto é importante não somente nas vidas das adolescentes, mas também para as mães e famílias.
“Traz dignidade, respeito. Tanto por elas, quanto pelas mamães, principalmente aquelas que não têm condições de dar essa assistência de forma digna. Infelizmente há muitos casos, que geram uma consequência enorme na vida dessa menina. Escutei emocionada, porque quem passa por esse momento com suas filhas sabe o grau de importância de estarmos aqui unidos em prol de uma pauta tão importante”, completou.
Higiene íntima
“O nosso governador, Ratinho Junior, e a nossa primeira-dama, preocupados com o destino do imposto de renda das empresas públicas, como a Sanepar e da Copel, decidiram fazer a destinação desses recursos para higiene íntima, atendendo tantas meninas que têm necessidade, que não vão à escola, ficam em casa. Crianças que não têm fralda para usar, mães e pais que sofrem com essa dificuldade”, reforçou o secretário de Desenvolvimento Social e Família (SEDEF), Rogério Carboni.