Com o tema “Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo2,5)”, a Festa da Padroeira de Pinhais, Nossa Senhora da Boa Esperança, Região Metropolitana de Curitiba, terá início na sexta-feira, dia 28, com o primeiro dia da Novena preparatória.
As missas, de segunda a sexta-feira, serão celebradas às 20h, já no sábado, dia 29, e domingo, dia 30, às 19h, na Matriz, Av. Camilo di Lellis, 970, Centro. A Novena segue até o dia 6 de maio, sábado, às 19h, quando acontecerá a Coroação de Nossa Senhora. No domingo, dia 7, a missa solene será às 10h30.
“Há três meses nossa comunidade está mobilizada na organização da festa, arrecadando doações e também nos ajudando a organizar esse momento de comunhão tão importante que é a celebração da nossa Padroeira”, comenta o pároco, Pe. Lucas Dalbom, que assumiu a Paróquia em julho de 2022.
De acordo com Pe. Lucas, o tema deste ano, “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo2,5) acentua o grande sinal realizado por Jesus na festa de casamento em Caná da Galileia, quando Jesus participava da festa junto com sua mãe, a Virgem Maria, e a “água foi transformada em vinho” para servir aos convidados.
Inspirada por essa passagem bíblica, toda a identidade visual da festa da padroeira de Nossa Senhora da Boa Esperança deste ano traz a cor bordô, para lembrar a “água que Jesus transformou em vinho” nas bodas de Caná.
Domingo festivo
A missa solene será às 10h30, logo após terá início às comemorações, primeiramente com o delicioso almoço com cerca de 1.400 quilos de carne, entre costela fogo de chão e filé de igreja. A partir das 14h terá início o festival de prêmios (várias rodadas de bingo) e às 19h sorteio da Ação entre Amigos (grandiosa rifa), com dez prêmios em que cada cartela custa R$ 10 e o primeiro prêmio será um refrigerador de 3 portas. O segundo e terceiro prêmios serão um televisor de 55” e um fogão de 5 bocas, seguido de vários outros prêmios.
“Venha, traga a sua família e amigos. Vamos juntos ajudar a deixar cada vez melhor a nossa igreja Matriz. Nosso objetivo é sempre celebrar em comunidade, esse é o grande sentido da festa, que todos celebrem juntos, em espírito de comunhão. Queremos receber muito bem a todos”, ressalta o Pe. Lucas.
56 anos de história
A Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança completa 56 anos de existência neste ano. Desde o início, o amor foi a pedra fundamental desta história. A comunidade também sempre esteve presente, desde a construção até a manutenção da igreja.
No ano de 1925, as cerca de 30 famílias católicas que aqui moravam não tinham um local apropriado para fazerem as suas orações. Então, foi em 1927, que o senhor Guilherme Weiss fez a doação do terreno e dos materiais para a construção da igreja, pois sua filha Eleonora iria casar-se com o jovem Umberto Scarpa.
Toda a comunidade participou da obra, que começou em 1930. Como a Cerâmica Weiss ficava na parte baixa da cidade, perto da estação de trem, fez-se um mutirão e uma longa fila desde a cerâmica até o alto do morro, onde ficaria a igreja. Cada tijolo foi passado de mão em mão de homens, mulheres e crianças.
A inauguração da igreja aconteceu em 1937, com o casamento do comendador Umberto Scarpa e de Eleonora Adelaide Weiss. O padre Germano Mayer realizou a Primeira Comunhão da igreja, em 1937. Carmem Porcides Chiqueto, com 15 anos de idade, foi a primeira catequista das crianças.
Na década de 1940, o padre Germano Mayer organizava grandes festas na igreja e atraia moradores do Cristo Rei, Cajuru, Capoeira Grande, Colônia Muricy e Santa Maria. Em meados de 1950 foi concluída a obra da igreja em estilo revitalista gótico. No ano de 1954, Nossa Senhora da Boa Esperança de Pinhais passou a ser capela da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Curitiba.
Foi então, em 1967, que a igreja se tornou a primeira paróquia da região. Seu primeiro pároco foi o padre camiliano Afonso Pastori. Em 1974, frei Egídio Carloto assume a paróquia, onde permaneceu como pároco até o seu falecimento, em 18 de dezembro de 1984.
Já em 1995 assume como pároco Antônio Carlos Zago, padre que teve grande contribuição para construção da nova matriz no início do ano 2000. Em 2002 a igreja antiga é tombada como patrimônio histórico de Pinhais. No ano de 2004 foi feito um grande trabalho de restauração da igreja antiga. Atualmente, o pároco é o Pe. Lucas Dalbom, mi.
Confira a programação da Novena
Todos os dias haverá Bênção da Saúde, com a Relíquia de São Camilo.
28/4 (Sexta-feira) – Missa e Novena, às 20h – Maria, a cheia de graça
29/4 (Sábado) – Missa e Novena, às 19h – Maria, nossa esperança
30/4 (Domingo) – Missa e Novena, às 19h – Maria, nossa mãe
1/5 (Segunda-feira) – Missa e Novena, às 20h – Maria, nossa luz (Dia de São José Operário)
2/5 (Terça-feira) – Missa e Novena, às 20h – Maria, mãe da fé
3/5 (Quarta-feira) – Missa e Novena, às 20h – Maria, a mãe do Salvador
4/5 (Quinta-feira) – Missa e Novena, às 20h – Maria, mulher da escuta
5/5 (Sexta-feira) – Missa e Novena, às 20h – Maria, perfeita discípula
6/5 (Sábado) – Carreata às 17h, seguida de Missa e Coroação às 19h – Maria, nossa alegria
7/5 (Domingo) – às 10h30, missa solene; às 12h, almoço; às 14h, festival de prêmios (bingo) e às 19h, sorteio Ação Entre Amigos (rifa)
Todos os dias após a Novena haverá Quermesse, com a venda de salgados, doces e refrigerante.