O presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho (PSD), lembra do Dia Nacional da Paz no Trânsito, celebrado em 21 de abril. O presidente do Poder Legislativo municipal destaca que a data foi criada para conscientização da importância da segurança viária e da redução de acidentes de trânsito no país. “O Brasil, infelizmente, é um dos campeões em acidentes de trânsito. A imensa maioria desses acidentes poderia ser evitada se houvesse mais conscientização de motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas, além de mais investimentos em infraestrutura viária. No Dia Nacional da Paz no Trânsito, autoridades de trânsito, além de empresas e da sociedade civil, costumam realizar palestras, debates, campanhas e ações educativas, bem como autoridades de trânsito fazem blitzes para conscientizar a população. Em Pinhais, desde que foi criada a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, essas ações têm sido desenvolvidas, tendo por objetivo a conscientização, a prevenção a acidentes e a infrações de trânsito, promovendo uma cultura de paz nas vias e espaços públicos. É importante ressaltar que a prioridade deve ser sempre a prevenção, daí, a importância das campanhas educativas. Todos fazemos parte do trânsito, então, todos temos nossa parcela de responsabilidade ao procurar seguir as leis e normas, assim como desenvolver a empatia em relação aos demais. Não dirigir embriagado, não usar o celular quando dirigir, e desenvolver a noção de que não preciso disputar espaço ou velocidade com os demais ou querer estar sempre certo, são formas de evitar muitos acidentes. Que essa cultura de paz seja disseminada em todos os dias do ano, não, apenas, nesta data ou no Mês Maio Amarelo, que tradicionalmente é um mês inteiro de conscientização, e de que a nossa Secretaria Municipal também participa com campanhas”, colocou o presidente Marcinho.
Binga valoriza grande trabalho da prefeita Rosa Maria e da deputada Marli Paulino
O vereador Binga (Cidadania) pontuou, ao discursar na tribuna, os investimentos da Prefeitura na contratação de mais servidores, a exemplo de treze Médicos da Família e sete engenheiros. “A minuta votada aqui, hoje, deverá virar projeto de lei, prevendo 23 vagas para novas contratações de servidores. A prefeita Rosa Maria, realmente, tem demonstrado muito trabalho e dedicação em todos os aspectos”, valorizou.
Bosque Jerivá
A inauguração do Bosque Jerivá é outro exemplo de competência da gestão. “O novo bosque traz mais qualidade de vida, numa área de esporte e lazer para a população, e ainda cuidando do meio ambiente”, completou.
Educação
Binga ainda elogiou o trabalho da deputada estadual Marli Paulino. “A nossa deputada Marli está trazendo emendas para nossas escolas. Tem trabalhado em algo muito sério, que é a educação. As escolas precisam de segurança, mas, também, precisam da caneta”, sublinhou.
Capela Mortuária pequena
Quanto a Capela Mortuária do Weissopolis, defendeu um maior espaço. “Estive em um velório, lá, no sábado, e verifiquei o que já falava, que seria necessário um espaço bem maior. Ficou muito pequena, mas, dá pra melhorar essa obra”, defendeu.
Aparecido Sanches sugere a contribuintes do Imposto de Renda doação a Fundos da Assistência Social do município
O vereador Aparecido Sanches (PSD) sugeriu aos munícipes que fazem declaração anual do Imposto de Renda (IR) para pessoa física que façam doação aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e o do Idoso. Esta possibilidade encontra-se na própria declaração do IR, ou seja, há a alternativa de doação dos recursos recolhidos para os fundos do município. “Ao optar pela doação aos Fundos, o dinheiro do IR fica no município, nem vai para Brasília, garantindo, assim, que essa arrecadação fica aqui em Pinhais. É uma forma de prestigiar o excelente trabalho da nossa Assistência Social. Os fundos são administrados pelos respectivos Conselhos, que são ligados a Secretaria de Assistência Social. E quem já fez a declaração pode, ainda, doar aos fundos, fazendo uma retificação”, sugeriu.
Joãozinho Ribeiro quer detector de metais nas escolas e Cmeis
O vereador Joãozinho Ribeiro (MDB) anunciou, em discurso no Grande Expediente, que protocolou projeto de lei para instalação de detector de metais nas entradas de todas as escolas e Cmeis municipais, com o intuito de garantir a segurança das instituições de ensino. Explicou que se trata de projeto de lei de sua autoria aperfeiçoado, em relação a proposição apresentada em 2022, mas, que não foi aprovada na Comissão de Justiça e Redação, portanto, não chegando a votação em plenário. Inclusive, o parlamentar lembrou que o parecer contrário da Comissão, no ano passado, teve o respaldo do então presidente da Comissão, vereador Carlinhos do Eliza (PSB). “O vereador Carlinhos não tem moral para defender medidas de segurança nas escolas, como o fez, na semana passada, em relação às medidas da Prefeitura, pois, foi contra meu projeto para colocação de detector de metais nas escolas, no ano passado, quando era presidente da Comissão de Justiça e Redação. Eu tenho moral para falar do tema, pois, desde 2016, venho defendendo a instalação de detector de metais nas escolas. Agora, apresento um projeto aperfeiçoado, uma forma mais branda, dando mais poder ao Executivo. Peço que esta Casa olhe com carinho meu projeto”, defendeu.
Arnaldo do Vizinho Solidário ressalta que Casa aprova projetos que realmente saem do papel
O vereador Arnaldo do Vizinho Solidário (PROS) parabenizou a Prefeitura pela inauguração do Bosque Jerivá, no final de semana. “Quem foi a inauguração, viu o quanto aquele espaço ficou lindo. Uma área que era usada para descarte de materiais foi transformada numa bela área de esporte e lazer. Meus parabéns a todas as secretarias envolvidas no projeto do bosque. Esta Casa apoiou a obra, assim como todos os projetos da Prefeitura, e tem valido a pena porque tudo o que aprovamos, aqui, realmente sai do papel. A gente aprova o projeto e, depois, vamos conhecer a obra executada, devidamente”, ressaltou.