Produtos frescos e de qualidade, muitos deles colhidos das chácaras dos comerciantes, são oferecidos diariamente no Mercado Regional Cajuru. No dia 14, o local, que comercializa hortigranjeiros e dezenas de outros produtos, completou 11 anos de existência.
Neste período, o Mercado Regional do Cajuru se tornou referência para os moradores da região Leste de Curitiba, de bairros como Cristo Rei, Jardim Botânico, Capão da Imbuia, Cajuru, Jardim das Américas, Bairro Alto, Tarumã, Uberaba e até municípios vizinhos, como Pinhais, Piraquara e Colombo. O espaço é o segundo Mercado Municipal do município, além do tradicional do Centro e o mais novo no Capão Raso.
Quem utiliza o espaço da prefeitura atesta que ali é um ótimo local para encontrar qualidade, variedade e produtos frescos. A dona de casa Cristiane Cardoso, 50 anos, é moradora do bairro desde criança e viu o Mercado do Cajuru ser construído.
“Venho desde que inaugurou, é um mercado que nos favorece muito”, conta ela que estava acompanhada do marido, Dorival Sardinha, 54 anos.
Já a fotógrafa Jaqueline Kil, 41 anos, conheceu o mercado há apenas 3 meses e contou que aos poucos está descobrindo o quanto o espaço é valioso. “Virou minha primeira opção pra frutas e verduras, os preços e os produtos são ótimos. Mas estou descobrindo as lojas de temperos, loja de plantas e os restaurantes. Tudo muito bom”, justificou Jaqueline.
Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), o Mercado Regional Cajuru tem 1,1 mil metros quadrados e reúne 25 bancas e 17 boxes. Vende frutas, verduras, carnes, frios e laticínios, cereais, mel, peixes, ovos, bolachas, conservas, mercearia japonesa, massas e bebidas. Também há permissionários com lojas de calçados, roupas, flores e brinquedos. Além disso, há uma área gastronômica, com restaurante, delicatéssen, lanchonete e café.
Agricultura Familiar
Sempre aos finais de semana, agricultores de Campo Largo e Araucária ocupam bancas do mercado para vender alimentos in natura, bem como produtores de orgânicos de Colombo. Mas a novidade é uma banca exclusiva de pequenos produtores de todo o Estado. A banca, localizada no centro do Mercado, está há 3 meses no espaço e é gerenciado pela Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Paraná (FECAFES PR).
A vendedora Franciele França, 32 anos, destaca que a banca possui uma grande variedade de produtos orgânicos e sem conservantes, como molhos e extratos de tomates, molhos de pimenta, frios e laticínios, mel, doces, pães e farinhas.
“Para quem procura por um alimento mais natural, caseiro e saudável, aqui temos uma grande variedade”, afirma Franciele.
Público fiel
O presidente da Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Regional Cajuru (Acemerc), João Evangelista Lima, salienta que em 11 anos de Mercado Regional, viu a clientela aumentar e diversificar.
“Nós temos o nosso público fiel, que frequenta há anos e não troca aqui por nada, o que nos orgulha. Mas temos percebido pessoas de outras partes da cidade procurando os produtos que só oferecemos aqui”, diz ele.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, reforça que o Mercado Regional é um espaço em que preço, qualidade e atendimento fazem do local uma ótima opção de compras e lazer para toda a família. “Queremos que cada vez mais o Mercado do Cajuru seja esse espaço agradável e único, se consolidando como a melhor opção da região quando o assunto é variedade”, ressalta Gusi.
Serviço
Mercado Regional Cajuru
Local: Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 1.880, Cajuru (próximo ao terminal Capão da Imbuia).
Dias e horários: de terça a sábado, das 7h às 18h. Domingos: das 7h às 12h
Estacionamento gratuito com 60 vagas.
Não é preciso fazer cadastro para comprar no Mercado Regional do Cajuru.