O prefeito Rafael Greca e os vereadores da 11ª Legislatura (1993 a 1996) foram homenageados em sessão solene no dia 11, quinta-feira, na Câmara Municipal de Curitiba.
Além do prefeito, na mesa estavam o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, e os ex-presidentes da Câmara Jorge Bernardi, Íris Simões, Paulo Salamuni, João Claudio Derosso, Ailton Araújo e Mario Celso Cunha.
Greca agradeceu a cada um dos homenageados que estiveram com ele em 1993, nos 300 anos de Curitiba.
“Agradeço a delicadeza da homenagem que me faz a Câmara neste momento. É uma alegria estar com vocês neste terceiro mandato como prefeito”, disse Greca.
A homenagem foi iniciativa do primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Tito Zeglin, que presidiu o ato solene.
Greca lembrou dos projetos importantes aprovados pelo Legislativo na ocasião, como a construção das dez ruas da cidadania com recursos do BID.
“É importante ressaltar que esta Câmara nunca fez oposição a Curitiba. Só fez o bem para a cidade”, destacou o prefeito.
A gestão dos 300 anos de Curitiba foi marcada pela inauguração dos Faróis do Saber, da Fundação de Ação Social (FAS), criada pela primeira-dama, Margarita Sansone, pelo programa Nascer em Curitiba Vale a Vida, hoje, Mãe Curitibana. Também nasceram naquela época a Pousada de Maria, de atendimento a mulheres vítimas de violência, o primeiro restaurante popular da cidade e as farmácias gratuitas. Programas e projetos que contribuíram para o desenvolvimento de Curitiba, hoje a cidade mais inteligente do Brasil.
“Nós atravessamos 30 anos e não somos mais os mesmos, somos melhores. Ganhamos em sabedoria, em experiência política, em história de vida”, comemorou o prefeito.
Para Tito Zeglin, o evento representa um marco. “É um grande reencontro, um momento de emoção por aqueles que vivem e pensam a cidade”, disse o vereador.
O ex-vereador Mario Celso foi o mestre de cerimônias da solenidade. Ele agradeceu a Zeglin a homenagem e relembrou sua passagem na CMC.
“É gostoso voltar a este parlamento onde exerci sete mandatos. Fui presidente, líder do governo municipal e prefeito interino por três vezes. É uma história que gratifica”, comemorou Mario Celso.
Participaram da sessão solene o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o vice-presidente da Associação dos Procuradores do Município de Curitiba (APMC), Paulo Ribas; o líder do governo municipal na Câmara, Tico Kuzma; os vereadores Márcio Barros, Oscalino do Povo, Mauro Bobato e Beto Moraes, e os ex-vereadores Felipe Braga Côrtes, Julieta Reis e Maria Manfron.
Vereadores homenageados
- Ailton Araújo
- Aldemir Manfron
- Angelo Vanhoni
- Geraldo Bobato
- Borges dos Reis
- Celso Torquato
- Cesar Seleme
- Custódio da Silva
- Fabiano Braga Côrtes Junior (1958-2020) representado por seu irmão Felipe Braga Côrtes
- Geraldo Yamada
- Iris Simões
- Jairo Marcelino (1943 – 2020) representado pela viúva Sra. Vilma Marcelino
- João Claudio Derosso
- Jorge Bernardi
- Jorge Samek
- José Gorski
- José Roberto Sandoval
- Josias Lacour
- Jotapê
- Julio Ando
- Luiz Accorsi
- Marcelo Almeida
- Marcos Isfer
- Mario Celso Cunha
- Mauro Moraes
- Natálio Stica
- Nely Almeida (1935-2012) representada por seu filho Renato Almeida
- Osmar Bertoldi
- Paulo Salamuni
- Rosa Maria Chiamulera
- Tito Zeglin