O Abril Verde é uma iniciativa que representa a conscientização e prevenção sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. A campanha incentiva os trabalhadores e empresários piraquarenses sobre doenças e os cuidados no ambiente assalariado.
No dia 04 de abril, terça-feira, a Secretaria de Saúde promoveu uma palestra que teve como foco, o perigo do câncer através da silicose, para os que executam tarefas no corte da mega chapa em marmorarias. A doença tem como grande característica os sintomas muito tardios. Em média, 20 anos para aparecerem os primeiros sintomas causados pela inalação do pó de mármore. No início, a maioria dos trabalhadores não sentem nada, porém, se a exposição à poeira continuar, sintomas como tosse, emagrecimento e falta de ar ao se realizar esforços, podem aparecer. Essa poeira, muito fina e invisível, agride os tecidos pulmonares, levando ao seu endurecimento e dificultando a respiração.
É importante saber: Não há cura para a silicose, mas ela pode ser evitada! A silicose pode ser prevenida evitando-se a exposição do trabalhador por meio de adoção de medidas de controle para eliminar ou reduzir a níveis bem baixos a quantidade de poeira contendo sílica presente nos ambientes de trabalho.
Estavam presentes no evento, entre os palestrantes, Eliseu Meira – secretário de Saúde de Piraquara, Adir de Souza – presidente do SINTESPAR e um dos idealizadores do Abril Verde, Zuher Handar – dirigente da associação de médicos do trabalho da América Latina (ANAMT) e Elizeu de Oliveira Fritas – técnico de Segurança (CEST).