Como parte da programação de festividades pelo 31º aniversário de Pinhais, a Orquestra Sinfônica do Paraná fez uma apresentação no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis. A ação foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel).
No início da apresentação, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, falou sobre a satisfação para a administração municipal em proporcionar atividades culturais desta relevância. “Quando pensamos, lá em 2009, neste local que abrigaria capacitações para os profissionais da educação, também queríamos que este fosse um espaço cultural para a formação das pessoas. E cá estamos, nesta estrutura que nos proporciona viver este momento que é um grande presente pelos 31 anos da nossa cidade”, destaca.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Carlinhos do Eliza, ressalta que é importante oportunizar para a população eventos deste porte. “Esta noite se torna muito especial para muitas pessoas aqui, que, assim como eu, pela primeira vez tem a oportunidade de assistir um espetáculo dessa dimensão”, salienta.
Durante o espetáculo, o maestro Alexandre Brasolin fez breves contextualizações históricas para o público sobre as músicas apresentadas. “Muitos compositores escreveram muitas canções belíssimas, mas entre eles temos os geniais; aqueles que trouxeram uma transformação para a música, um algo a mais. Entre eles Beethoven, que trouxe contribuições que se perpetuam até os dias atuais”, explica.
Também estiveram presentes na apresentação, a secretária de Educação, Andrea Franceschini, a diretora do Departamento de Cultura, Haline Siroti, e os secretários de Governo, Marcio Mainardes, e de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima.