Jornal Agenda Local: Curitiba está completando 330 anos de fundação. Qual balanço o senhor faz sobre o desenvolvimento do município, entre conquistas e desafios?
Eduardo Pimentel: Uma cidade nunca está pronta. Está em permanente construção, trocando-se o bastão a cada gestão com muita seriedade. Minha alegria é estar no sétimo ano como vice, tendo sido, também, secretário de Obras nos dois primeiros anos, quando grandes obras paradas foram postas em andamento e entregues, a exemplo da Trincheira da Ceasa, da Alça do Viaduto da Pompéia, da Rua Raul Pompéia, da Rua Agamenon Magalhães, além de termos dado início a um grande pacote de obras de revitalização asfáltica com que a cidade conta até hoje. Na pandemia, foram várias ações tratadas com muita seriedade. Nenhuma pessoa com Covid-19 ficou sem atendimento médico. Temos o compromisso, até 2024, de fazer com que todas as escolas tenham a opção da educação em período integral. Em maio de 2024, Curitiba vai sediar o Congresso Mundial das Cidades Educadoras, reunindo representantes de grandes cidades no mundo e centros de referência em educação de diversos países. Em março, mês de aniversário, em meio às comemorações, temos obras inauguradas reforçando o trabalho em prol do desenvolvimento. No dia 29, teremos a inauguração da grande pirâmide solar da Caximba, uma usina fotovoltaica de energia solar com produção equivalente a metade do consumo dos prédios públicos da cidade, portanto, referendando a capital do Paraná como referência em inovação. Temos investimentos no transporte, com ônibus elétricos e à gás natural sendo testados nas linhas, visando a diminuição da poluição, e muitas outras obras a entregar, ainda, neste um ano e nove meses que falta para encerrar a gestão.
Agenda Local: O senhor, no início do ano, foi convidado pelo governador Ratinho Junior para conduzir a Secretaria de Estado das Cidades. A que se deve esse convite?
Eduardo Pimentel: Devido a meu preparo e experiência como secretário de Obras, e a especialização em Cidades Inteligentes que fiz na Fundação Getúlio Vargas, o governador me convidou para a Secretaria que é o maior elo entre as cidades do Paraná e o Governo do Estado. Somente na primeira gestão, o governo Ratinho Junior investiu R$4 bilhões em todos os municípios do estado, e o objetivo é que essa atenção continue e, ainda maior, na segunda gestão.
Agenda Local: Ao assumir, concomitantemente, a Secretaria junto com a vice-prefeitura, há expectativa de que as parcerias entre Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba sejam ampliadas?
Eduardo Pimentel: Com certeza, minha ida a Secretaria reforça a experiência e preparo que Curitiba tem, bem como a gente pode desenvolver políticas públicas e ampliá-las na Capital. Sem dúvidas, minha presença na Secretaria deverá reforçar cada vez mais os investimentos do estado na Capital, também, fortalecendo uma maior integração com toda a Região Metropolitana. Um exemplo é a integração do transporte coletivo, que é nossa missão e que já está sendo implantada. A Grande Curitiba é uma só e deve ser pensada assim. A integração do transporte está voltando com quase todas as linhas integradas onde o cidadão paga uma única passagem para deslocar-se entre Curitiba e municípios vizinhos. O Governo tem sido parceiro, sempre colocando subsídios técnicos no transporte, fortalecendo os investimentos do Estado em Curitiba. Como secretário, vamos discutir o transporte público nas grandes regiões metropolitanas de Curitiba, de Londrina, de Maringá, de Cascavel e continuar ajudando todos os municípios. A Secretaria investe dinheiro em todos os 399 municípios do estado em frentes como: infraestrutura (asfalto, galerias de águas, calçadas com acessibilidade, iluminação), obras públicas (CRAS, Unidades de Saúde, prefeituras, Delegacias Cidadãs, terminais rodoviários) e outras.
Agenda Local: Muitos municípios pequenos contam com poucos recursos próprios, sendo os que mais necessitam de recursos estaduais e federais. Há alguma agenda prevista para buscar recursos aos municípios no Ministério das Cidades?
Eduardo Pimentel: Sim, já estamos com agenda marcada para abril no Ministério das Cidades. Vamos buscar recursos federais, de onde se poderá intermediar investimentos em habitação e infraestrutura urbana. A Secretaria tem forte ligação com todos os municípios porque nossa missão é garantir recursos para obras que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.
Agenda Local: Quanto a integração da Região Metropolitana de Curitiba, quais as demandas mais urgentes?
Eduardo Pimentel: A Grande Curitiba tem de ser pensada como uma só, principalmente a integração do transporte coletivo. Pensamos, também, numa saúde metropolitana efetiva, na discussão sobre uma política pública de educação integrada, um mercado comum metropolitano onde o produtor possa vender em Curitiba sem custo de frete, trazendo produtos mais baratos e muitas outras coisas que podemos fazer junto com municípios da Região.