“Esquadrilha da Fumaça” atrai cerca de 60 mil pessoas ao Parque das Águas de Pinhais

“Esquadrilha da Fumaça” atrai cerca de 60 mil pessoas ao Parque das Águas de Pinhais

Esquadrilha da Fumaça
A exibição da Força Aérea Brasileira (FAB) fez parte das comemorações do aniversário de 31 anos de Pinhais e atraiu um público da cidade e de municípios vizinhos, a exemplo de Curitiba, Piraquara, Colombo, Quatro Barras e outras cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC)

O dia 19 de março, domingo, foi um dia histórico para Pinhais. Cerca de 60 mil pessoas deslocaram-se ao Parque das Águas para prestigiar o “arrepiante” espetáculo aéreo da “Esquadrilha da Fumaça” promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB), dentro das comemorações do aniversário de 31 anos de Pinhais. Iniciado às 15 horas, a exibição teve duração de cerca de 40 minutos. O Parque das Águas ficou lotado de pessoas de diversas idades, crianças (inclusive bebês), jovens, adultos e idosos, de Pinhais e diversos outros municípios da Região Metropolitana, inclusive, da capital, que vibraram com as incríveis manobras e acrobacias dos pilotos da FAB que promoveram um show de técnica, habilidade e criatividade nos ares, finalizando com o “desenho” de um coração gigante, em homenagem aos 31 anos de Pinhais.

O “balé” das aeronaves pôde ser visto a quilômetros de distância do Parque das Águas, o que colaborou para que as pessoas que não conseguiram chegar ao local, devido ao intenso tráfego de veículos, pudessem assistir o evento até de muito longe.

Esta foi a primeira vez que o Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, fez uma apresentação no município.

Pessoas de Pinhais e vindas de outras cidades começaram a chegar bem cedo para ver a exibição. Desde a manhã do domingo, o estacionamento externo do Parque das Águas já estava lotado. Muita gente evitou o trânsito pesado que se formou na Rodovia João Leopoldo Jacomel, vindo de ônibus, carro de aplicativo, motos, bicicleta ou a pé.

Espetáculo à custo zero para o município

Promovida pela Prefeitura de Pinhais, a apresentação da “Esquadrilha da Fumaça” fez parte da programação de aniversário do município. Como todas as apresentações da “Esquadrilha da Fumaça”, esta, também, foi realizada sem custos para a Prefeitura de Pinhais. Porém, para o grande e maravilhoso evento ser realizado, dezenas de servidores da Prefeitura participaram, colaborando nas diversas áreas montadas para que tudo saísse da melhor forma possível. E assim aconteceu.

Equipes mobilizadas

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, todo o efetivo da Guarda Municipal estava empenhado no evento, em operação integrada com a Polícia Militar. “Tivemos que fazer algumas operações de trânsito, alguns bloqueios. A GM ficou totalmente a postos e bem orientada, (a prioridade foi o nosso pedestre) trabalhando junto com a PM e todas as ações pautadas dentro da legalidade. Então pedimos a colaboração das pessoas. Que não colocassem os carros sobre as calçadas, impedindo o trânsito dos que foram a pé para o parque”, afirmou Anderson.

Anfitriã do Evento

A prefeita Rosa Maria, anfitriã do evento, agradeceu a todos os oficiais da FAB e ao público presente que lotou o Parque das Águas em um dia histórico. “São 31 anos de aniversário de Pinhais. E esse presente lindo, neste parque maravilhoso, em um dia lindo. Quero agradecer a FAB e toda a equipe que compõe a Esquadrilha da Fumaça, que aqui se encontra e que vieram trazer um presente para nós. Obrigada pela presença de todos. Feliz aniversário para a nossa cidade”, finalizou.

Moradores de Pinhais e região

Morador do Guabirotuba, em Curitiba, Claúdio Cotesi, era um dos presentes ao evento, acompanhado da família. Ele costuma acompanhar as exibições da “Esquadrilha da Fumaça” desde 1965 e não poderia perder mais uma, dessa vez, em Pinhais. “É muito bacana. Tenho assistido desde 1965. Já assistia no aeroporto do Bacacheri. Eu tinha um tio que era piloto, então, costumo ficar atento quando tem apresentação. Em Pinhais, está sendo ótimo, também. O Parque também é maravilhoso, já o conhecia, aliás”, contou.

Há uma semana em Pinhais

Recém-morador de Pinhais, mais, precisamente do Pineville, “Mauro” está há uma semana residindo no município e demonstrou que já está sabendo curtir os bons momentos na cidade, a exemplo de sua presença à apresentação da “Esquadrilha da Fumaça”. Junto com a esposa, Daiana, ele conversou com o diretor do jornal A Gazeta Cidade de Pinhais, João Aloysio, revelando que era morador de Curitiba, no Cajuru, e optou por morar em Pinhais por ser proprietário de uma academia de ginástica no município e considerar a cidade muito boa. “Adorei o evento. A Prefeitura está de parabéns. Continue desse jeito, prefeita Rosa, que a cidade será a melhor do Paraná, sem dúvidas. Pinhais é uma cidade limpa, organizada, já a conheço por ser proprietário, há um ano e meio, de uma academia de ginástica, aqui. Faz uma semana que nos mudamos para Pinhais, no Pineville”, revelou. A esposa “Daiana” concorda, acrescentando que o desafio é melhorar a área de saúde no município. “A cidade está bem organizada. A melhoria necessária, como em todas as cidades, é na saúde. Quanto ao evento, está ótimo, mas, faltou uma estrutura para suportar o trânsito intenso trazido pelo evento”, opinou.

Mais qualidade de vida

O morador do Jardim Amélia, “Adenilson”, compareceu ao Parque das Águas com a família e revelou sua satisfação com o evento, bem como com a gestão do município. “Moro em Pinhais há vinte anos e tenho acompanhado o desenvolvimento da cidade, que se acelerou com a entrada do Luizão na Prefeitura. Hoje, temos mais qualidade de vida”, disse. O morador ainda acrescentou que o espetáculo do Parque das Águas vem somar-se ao grande sucesso que foi o Parque dos Dinossauros. “O povo também gostou muito da exposição dos dinossauros. Pinhais tem contado com eventos muito bons, que têm atraído gente de vários municípios da RMC e da capital, também. Antes, as pessoas preferiam Curitiba. Mas, agora, muita gente tem preferido morar e passear em Pinhais. Que nossa cidade continue assim, pois, do jeito que está indo, logo engole Curitiba, comemorou.

Exposição da FAB

No estacionamento interno do Parque das Águas, a FAB também realizou uma exposição de produtos oficiais e distribuição de informativos. Na frente do palco montado para a narração das acrobacias, o público também pôde tirar fotografias com pilotos da Esquadrilha. “Para a gente, é sensacional esse contato, poder estar próximo do público e principalmente incentivar os jovens. É um prazer poder estar perto do pessoal e trazer um pouquinho da Força Aérea para Pinhais”, destacou o Capitão Furlan, piloto n° 3 de um dos aviões A-29 Super Tucano que compõem o Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB.

Também, estiveram presentes no evento a secretária de Assistência Social, Rosângela Batista; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro; o secretário de Governo, Márcio Mainardes; os vereadores Marcinho, Jane Carteira, Arnaldo do Vizinho Solidário e Fabrício Sousa; os ex-prefeitos de Pinhais, Luizão Goulart e Marli Paulino (agora deputada estadual) e outras autoridades.

História da “Esquadrilha da Fumaça”

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, veio a ideia de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se aos T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Foi assim que os cadetes e o público, carinhosamente, batizaram a equipe de “Esquadrilha da Fumaça”. A primeira escrita foi a sigla “FAB”, nos céus da praia de Copacabana.

Em 1955, a Esquadrilha passou a ter cinco aviões de uso exclusivo, com distintivo e pintura próprios. Diante do elevado número de pedidos de demonstração, dava-se, então, o início da função de Comunicação Social da Esquadrilha, aumentando cada vez mais o número de cidades que passavam a conhecer a FAB por seu intermédio. Assim, a Esquadrilha da Fumaça foi aumentando o número de manobras e se popularizando cada vez mais no Brasil e no exterior, até que em 1963 foi transformada em “Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira”, única no mundo a se apresentar com aviões convencionais, até 1969.

Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram. Embora com uma estrutura bastante diferenciada do início, a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo, procurando resguardar, hoje, os princípios que lhe deram sustentação ao longo da sua existência.

Seguindo sempre os últimos avanços em sistemas aviônicos, em março de 2013, a Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação operacional e logística das aeronaves A-29 Super Tucano. As cores da Bandeira do Brasil continuam a compor a pintura do novo avião, que ganhou tonalidades mais fortes e marcantes: a própria Bandeira Nacional é destacada na cauda do A-29, ressaltando o alto grau tecnológico da indústria brasileira e o excelente profissionalismo dos pilotos da Força Aérea, além de evocar o sentimento patriótico do público.

Diante do reconhecimento nacional e internacional, concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress