A reforma tributária foi o tema do encontro do prefeito Rafael Greca com o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) na segunda-feira, dia 20, no Palácio 29 de Março. Greca defendeu que a reforma tributária seja tratada com atenção no Congresso Nacional. “As coisas podem piorar muito com uma reforma tributária mal feita, com a penalização de vários setores da economia, como a agricultura e o setor produtivo, e as cidades, em especial as grandes, onde moram a maior parte da população”, afirmou o prefeito.
“A concentração dos recursos em Brasília e a implosão do ISS (Imposto sobre Serviços), que é a principal fonte de arrecadação das cidades, são temas que precisam de atenção. Por isso é importante esse trabalho didático do senador Oriovisto de mostrar que a reforma é uma coisa séria e que merece ser tratada dessa forma pelo Poder Legislativo, com uma visão econômica, fiscal e prática”, acrescentou o prefeito.
“Precisamos desatar o nó da reforma tributária, mas precisamos fazer isso de forma responsável”, disse Guimarães. O senador é autor da PEC 46, contra a fusão de tributos de entes federativos diversos, proposta apoiada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) dentro do movimento Simplifica Já.
O prefeito recebeu do senador a cartilha Reforma Tributária – Uma Proposta Viável: a Simplificação que todos Ganham e um livro sobre a reforma tributária e suas propostas, como a unificação das leis estaduais e municipais que regem os impostos sobre o consumo e serviços (ICMS e ISS).
Acompanharam a reunião o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, e o chefe de gabinete, Francisco Assis.