Desde o ano passado, a Patrulha Escolar da Guarda Municipal de Pinhais (GM) está presente no dia a dia das unidades de ensino. A equipe que atua no projeto desenvolve diferentes atividades em salas de aula, e uma delas tem feito o maior sucesso com as crianças: os fantoches da GM, os bonecos Júlio e Júlia.
Os fantoches são usados principalmente nos Cmeis para contações de histórias e geram interação e aproximação, explica a guarda municipal Marcia Ostroski de Souza. “Neste trabalho com os fantoches, usamos para gerar interação, respondendo as perguntas e questionamentos que os alunos fazem. O Júlio e a Júlia são mais usados nos Cmeis e acabamos interagindo bastante com os alunos que até fazem questão de mexer nos bonecos. Isso é positivo porque desperta a curiosidade nas crianças e acaba contribuindo para a aproximação dos pequenos, além de vermos que eles se sentem mais confortáveis e felizes interagindo com os bonecos”, disse ela.
Sucesso
Em cada unidade de ensino que passam, Júlio e Júlia fazem o maior sucesso e repercutem na comunidade escolar. Recentemente, a dupla esteve no Cmei Monteiro Lobato, do bairro Emiliano Perneta, na turma da pequena Isadora, de 3 anos. A alegria foi tanta que a menina chegou em casa falando aos pais sobre os fantoches que contam “historinhas”. Surpresos com a reação e o encantamento da filha, eles pesquisaram nas redes sociais e encontraram a página no Instagram dos bonecos, enviando uma mensagem para pedir um encontro que aconteceu nesta semana na base da Guarda Municipal de Pinhais.
Reencontro
A pequena Isadora, acompanhada de sua mãe, Ravena Abreu, foi recepcionada pela equipe da Patrulha Escolar, os guardas Marcia Ostroski e Enrique Reinert. Além de rever a equipe, Júlio e Júlia, a ocasião foi um momento para mãe e filha conhecerem as instalações da sede da GM.
Ravena confidenciou que a Isadora estava ansiosa com o reencontro com os fantoches e que a visita foi um momento especial para a filha que esbanjou alegria e felicidade. “Eu, como professora e mãe, acho fantástico esse trabalho que é desenvolvido porque não é apenas a questão pedagógica em si, mas também traz essa aproximação das crianças com a Guarda Municipal. Tem também a contação de histórias que desenvolve imaginação, fala, a parte cognitiva, além da parte lúdica. Realmente é um trabalho importante e merece os parabéns. Pelo que vejo não tem uma criança que não goste dos fantoches e do trabalho da Patrulha Escolar. Como pais de uma aluna, digo que isso nos deixa feliz sabermos que as crianças estão bem assistidas”, afirmou ela.
O sucesso dos fantoches é tanto, de acordo com a equipe da Patrulha Escolar, que eles já ficam no banco traseiro da viatura aguardando oportunidade para entrarem em cena. Os guardas contam que no final do ano a viatura parou em um semáforo e uma mulher estava com a sua neta no carro do lado, ao verem os guardas já perguntaram por Júlio e Júlia que apareceram para dar um “oi” e despertar o sorriso da criança.