No último mês, Piraquara recebeu o Mutirão Concilia Paraná, a ação, realizada pela Defensoria Pública do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou atendimento jurídico na área da família de forma gratuita para a população.
O mutirão aconteceu na Vila da Cidadania, durante todo o dia, e de forma gratuita os defensores atenderam mais de 180 munícipes, concretizando um total de 80 acordos jurídicos, além dos encaminhamentos realizados pela equipe, concretizando de forma simples e menos burocrática questões de família.
Durante a ação, foram atendidas pendências relacionadas a questões como divórcio, guarda, pensão e visitas, dissolução de união estável, partilha de bens, reconhecimento de paternidade, entre outros temas que pudessem ser resolvidos em comum acordo entre as partes.
A piraquarense Eduarda Triches foi atendida pelo mutirão e voltou para casa feliz com a situação concluída. “A ação é muito importante, por ser uma forma mais fácil e tranquila de conseguir resolver as questões. No meu caso mesmo já vou voltar para casa com a situação resolvida de forma mais rápida e com o documento na mão”, finalizou.
Importância da Parceria
O prefeito Josimar Froes, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Piraquara e a Defensoria Pública do Paraná. “Nós só temos que agradecer esta parceria com a Defensoria, que nos oportuniza trazer para a população a facilidade na resolução de questões jurídicas de forma mais rápida e sem ter que se deslocar para outra cidade. Tenho certeza que a população aproveitou o mutirão”, completou.
Além de Piraquara, as cidades de Almirante Tamandaré, Colombo e Fazendo Rio Grande, na região metropolitana, também receberam o programa. Os municípios foram escolhidos devido à grande demanda dos serviços da Defensoria, já que não contam com uma sede da instituição.
O evento contou com o apoio da equipe da Secretaria de Assistência Social. Também prestigiaram o evento a secretária de Desenvolvimento Econômico e primeira-dama de Piraquara, Creusa Fróes, a secretária de Assistência Social, Cíntia Batista, e o coordenador do Programa, Dr. Matheus Cavalcanti Munhoz.